A história do 6º Batalhão de Infantaria da Polícia Militar começa no dia 4 de março de 1931, na capital mineira, Belo Horizonte, com o Tenente Coronel Luiz de Oliveira Fonseca como seu primeiro comandante. Desde sua criação, o batalhão desempenhou um papel crucial na manutenção da ordem e segurança pública.

Diante da necessidade de estabelecer a ordem na região leste de Minas Gerais, o então governador Juscelino Kubitschek determinou, em junho de 1952, a transferência do Sexto Batalhão de Belo Horizonte para Governador Valadares. Essa mudança visava fortalecer a presença policial e garantir a segurança na região em crescimento.

Os 20 oficiais e 300 praças chegaram à cidade de Governador Valadares pela estação ferroviária. Em uma impressionante demonstração de organização e disciplina, os militares se deslocaram em marcha até a nova sede, localizada no Bairro Vila Isa. A foto de 1957 retrata um momento importante dessa transição, mostrando a adaptação do batalhão à sua nova base de operações. Desde então, o 6º Batalhão tem sido fundamental para a segurança e ordem pública em Governador Valadares e regiões circunvizinhas.

Fonte: Biblioteca IBGE

About Author
Luiz Carlos da Cruz
View All Articles
Check latest article from this author !
1° Regimento de Polícia Rural Montada em Santa Maria
Uma imagem nostálgica de Cascavel
Catedral de Santo Ângelo em 1972

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts