Fundetec recebe novos materiais para o Projeto de Robótica Educacional

Kits recebidos pela Fundetec

O Laboratório de Inovação da Fundetec (Fundação de Desenvolvimento Tecnológico de Cascavel) recebeu novos kits para implantação de projetos de “Robótica Educativa” em escolas públicas. Os kits, contendo mais de 6 mil peças estruturais e 4 conjuntos de componentes eletrônicos chegaram para complementar os kits que a Fundetec já possuía e que foram utilizados no projeto piloto da Escola Municipal Aloys João Mann.

Cada conjunto de kit é capaz de apoiar tanto ações da disciplina de matemática, quanto nas áreas científica, tecnológica e ambiental, e ainda outras áreas como História, Geografia e Comunicação, de forma inovadora em instituições de ensino.
É possível realizar mais de 100 projetos diferentes apenas com a parte estrutural, limitadas apenas pela criatividade do professor e seus alunos.
Todos os Kits foram adquiridos com recursos federais do CNPQ e parcerias com empresas privadas, sem custos para o Município de Cascavel.
Robótica educacional
A Fundetec em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal da Secretaria Municipal de Educação, iniciou ainda em 2012 o processo de formação dos Instrutores de Informática das escolas municipais no uso de Ensino de Programação com alunos da Rede Municipal de Ensino, com mais de 4 mil alunos atendidos ainda em 2013, em 2014 o Projeto de Formação recebeu o Prêmio da Revista ARede com destaque a nível Nacional.
Ainda em 2014, iniciou-se as tratativas para implantação do Projeto Piloto de Robótica Educacional na Escola Municipal Aloys João Mann, em que a Fundetec adquiriu os primeiros kits que foram usados até que a escola, através do Programa Mais Educação, pudesse adquirir os próprios materiais, e a Fundetec assumiu o papel de replicadora do conhecimento, realizando cursos de capacitação diversos com os Instrutores de Informática da Rede Municipal de Ensino de Cascavel.
Ao longo da primeira experiência, a Fundetec construiu um modelo pedagógico de aplicação da Robótica Educacional nas séries iniciais do Ensino Fundamental, que ainda este ano será replicado em mais seis escolas municipais, agora com recursos da própria Secretaria Municipal de Educação, Já a Fundetec, em sua missão de “difusão da tecnologia”, compartilha sua experiência com os demais municípios da região, em fase de implantação de um projeto piloto em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Toledo, já tendo recebido visitas de outros municípios, bem como da Argentina e Paraguay, com vistas a implantação do projeto.

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.