O Rio dos Sinos, com sua nascente no município de Caraá e desaguando no Rio Guaíba, desempenha um papel crucial no desenvolvimento das cidades da Bacia do Rio dos Sinos. Este rio é o principal recurso hídrico da região do Vale do Sinos, abrangendo 190 quilômetros de percurso, mais de 3,3 mil quilômetros de rios secundários e arroios, e uma bacia estimada em 4 mil quilômetros quadrados. Envolvendo 32 municípios do Estado do Rio Grande do Sul e uma população de 2.096.512 habitantes, o Rio dos Sinos e seus afluentes – Rio Rolante, Rio da Ilha, Rio Paranhana e diversos arroios – são vitais para a sustentação e crescimento econômico e social da região.
Patrimônio Histórico e Cultural
A fotografia acima, datada de meados do século passado, mostra o Rio dos Sinos em São Leopoldo, destacando a Ponte 25 de Julho, a Praça Centenário e a Igreja Nossa Senhora da Conceição. A Praça Centenário, também conhecida como Praça do Imigrante, é a mais antiga do município e abriga o Monumento ao Centenário da Imigração Alemã, um marco da cidade.
A Igreja Nossa Senhora da Conceição
A Igreja Nossa Senhora da Conceição, atualmente denominada Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, possui uma rica história que remonta a mais de 172 anos. Inicialmente erguida de pau a pique pelos imigrantes alemães, foi demolida por volta de 1845 para dar lugar a uma nova construção, inaugurada em 1859. Reformada em 1865, a igreja atual é a primeira obra do Mestre João (Johann Grunewald – 1832-1910) e a primeira do Rio Grande do Sul a seguir a tipologia Neo-Gótica. Dirigida pelos Jesuítas, a obra foi colocada no ponto de desembarque do primeiro grupo de imigrantes do Rio Grande do Sul e ao lado da UNISINOS, uma das mais ativas instituições de formação da intelectualidade sul-rio-grandense.
Municípios Abrangidos pela Bacia do Rio dos Sinos
As cidades que compõem a bacia do Rio dos Sinos são Araricá, Cachoeirinha, Campo Bom, Canela, Canoas, Capela de Santana, Caraá, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Glorinha, Gramado, Gravataí, Igrejinha, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Osório, Parobé, Portão, Riozinho, Rolante, Santa Maria do Herval, São Francisco de Paula, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Taquara e Três Coroas. Este vasto conjunto de municípios evidencia a importância do Rio dos Sinos como um elemento integrador e dinamizador da economia e cultura regional.
Fontes: Biblioteca IBGE/Portal Rio dos Sinos (www.riodossinos.com.br)