Fiscalização garante asfalto de qualidade nos bairros

Prefeito e vice acompanharam hoje aferições do pavimento no Santa Cruz e no Pioneiros Catarinenses; em algumas ruas, foi solicitada a reaplicação da massa asfáltica

Antes de efetuar o último pagamento à Construtora Kartal, responsável pela implantação de 30.768,51 metros quadrados de asfalto nos Bairros Santa Cruz e Santo Onofre – na região oeste da cidade -, o prefeito Leonaldo Paranhos, cumprindo o Decreto Nº 13.625 de 19 de julho de 2017, foi hoje (15) acompanhar a aferição da qualidade do pavimento executado na Rua João Berlando, na baixada do Santa Cruz.
No local equipes da Secretaria de Serviços e Obras Públicas iniciaram a conferência do pavimento pela manhã. Com uma sonda rotativa extrai-se um corpo de prova do concreto (até a camada de brita graduada) e com um paquímetro mede-se a espessura do asfalto implantado. “Isso é necessário para saber se  a empresa executou o asfalto de acordo com o que foi contratado na licitação. Caso esteja em desacordo, não recebe enquanto não cumprir o contrato, pois precisamos assegurar que estamos pagando pelo serviço contratado e que a população terá uma benfeitoria com durabilidade e qualidade”, explicou Paranhos.
Após ter a espessura aferida o corpo de prova é enviado ao laboratório de asfalto da própria Prefeitura, onde, segundo o vice-prefeito e secretário de Obras, Jorge Lange, é avaliada a compactação do  pavimento e o material empregado, como o betume, a quantidade de pedra e pedrisco e as demais especificações técnicas. “O asfalto contratado deve ter pelo menos 4 cm de espessura. Hoje aqui no Santa Cruz constatamos trechos com até 4,8 cm, o que é muito bom e demonstra que foi bem executado. Agora vamos aguardar o laudo laboratorial para saber se a compactação também seguiu a norma. Existem muitas variações em cada trecho, mas o limite aceitável é de até 5%”, esclareceu.
Vistoria que o morador Alcindo Ferreira da Silva fez questão de acompanhar. “Parece que a empresa caprichou no asfalto. No começo tivemos muitas dúvidas, não parecia que seria bem feito, mas agora ficou bom. Apenas as calçadas deixaram a desejar”.
“Foi justamente essa dúvida inicial dos moradores que nos motivou a intensificar a fiscalização”, reforçou o prefeito, lembrando que o Decreto institui uma comissão de acompanhamento e fiscalização de obras públicas, além de determinar especificações técnicas para a pavimentação em CBUQ, ensaios, análises e acompanhamento permanentes antes do pagamento últimas parcelas às empresas contratadas.
Pioneiros Catarinenses
Ao contrário dos testes realizados no Santa Cruz, os corpos de provas retirados na Rua Mylla, do Bairro Pioneiros Catarinenses, apresentaram espessura bem abaixo das especificações exigidas pela norma técnica. Em alguns trechos chegou-se a constatar pavimento com 2,95 cm, quando o contratado é de 4 cm. “Não vamos admitir asfalto ‘casca de ovo’, que se deteriora em menos de um ano de uso. Queremos que seja cumprido o contrato, por isso notificamos a empresa para que faça a reaplicação da camada asfáltica”, disse o prefeito. Os trabalhos começaram nesta tarde (15).
A Rua Mylla, que liga a Avenida Tancredo Neves à marginal da BR-277 é uma das nove licitadas em 18 quadras no Pioneiros Catarinenses. A Pedreira Marmeleiro venceu a licitação pelo valor de R$ 2.293.779,79 e está concluindo os 23.738,40 metros quadrados. “Como estamos em fase de recebimento da obra precisamos fazer essas avaliações e exigir o que está no contrato. Caso novos trechos apontem falhas, iremos solicitar reparos nesses também”, disse Jorge Lange, que constatou trechos com 3,31 cm e outros com 3,10 cm na mesma rua.
Acompanhamento que dona Zilda e seo Francisco Bozio, casal que reside na mesma rua há 45 anos, considera importante. “Se está mal feito tem que exigir que refaça mesmo, pois vão cobrar, né?”, concluiu.
(Secom)

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.