Fechamento de hospital obriga prefeitura a antecipar abertura de USF

Pacientes aguardam atendimento no primeiro dia de funcionamento da unidade (Foto: Assessoria)

A Unidade Saúde da Família (USF), construída no local onde era a antiga Asserv (Associação dos Servidores Municipais de Cantagalo), foi aberta nesta sexta-feira (1º). O início do atendimento, que deveria acontecer só em janeiro de 2018, foi antecipado devido ao fechamento do Hospital Santo Antonio.

A inauguração oficial da unidade foi anunciada pela prefeitura para a próxima semana.

O início dos trabalhos na nova unidade foi acompanhado pelo diretor da 5ª Regional de Saúde, Marcio Brunsfeld.

 

Hospital

No mesmo instante em que iniciavam os atendimentos na USF, o último paciente internado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) deixava o Hospital Santo Antonio que fechou suas portas devido a crise financeira.

A população ainda não digeriu o fechamento e, pelas redes sociais, cobra explicações da administração. O prefeito Jair Rocha por várias vezes explicou que, por se tratar de um hospital particular, não é possível a intervenção do Município.

Boa parte da população entende, no entanto, que faltou empenho das autoridades políticas em buscar uma saída que mantivesse o atendimento. Mensalmente, cerca de 60 pessoas eram internadas pelo SUS no Hospital Santo Antonio.

Agora os atendimentos serão concentrados nos hospitais São José e São Lucas, ambos de Laranjeiras do Sul.

Reclamações

Pelas redes sociais não faltaram reclamações pelo fechamento. “É mesmo uma tristeza, se os governantes não cuidam de muita coisa mesmo, pelo menos da saúde deveriam cuidar, pois quem irá precisa são exatamente aqueles que lhes deram um voto de confiança e lhes colocaram ai onde estão”, escreveu uma internauta. “Nossa, que triste … Sempre que precisei de atendimento, sempre fui bem atendida… Eh uma pena”, escreveu outra.

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.