“Estamos cumprindo a legislação e o nosso dever de informar”

Fontes de Cascavel serão preservadas, contudo, recebem placas desaconselhando o uso da água para consumo humano

“Estamos cumprindo a legislação, dando ciência à população sobre a falta de potabilidade, pois toda água para ser consumida deve ser tratada, mas cada cidadão tem o livre arbítrio para decidir se deve ou não consumir. É nosso dever informar que estas águas são impróprias para consumo humano”, reafirmou nesta manhã (3) o secretário de Meio Ambiente, Juarez Luiz Berté, que deu início, junto com a Secretaria de Comunicação Social, à sinalização das 24 fontes da cidade alertando a população que frequenta os centros de convivência de que a água pode conter bactérias.

A primeira fonte que recebeu a placa foi a mais tradicional da cidade. Anexa ao Lago Municipal de Cascavel, a Fonte dos Leões foi implantada em 2001 e desde então diariamente dezenas de pessoas vão até o local encher garrafões para consumir em casa. Segundo Berté, a Secretaria de Meio Ambiente entende que não adianta fazer descontaminação das águas, como vinha sendo feito até dezembro do ano passado, “pois isso é lenda”. No entendimento do secretário, órgãos de saúde pública não recomendam o consumo de água sem tratamento e as placas estão em consonância com o que preconiza a legislação federal.

“Vamos preservar estes locais, pois têm uma beleza extraordinária e água com uma simbologia de vida muito grande e, até mesmo porque preservar as nascentes é fundamental para a qualidade dos nossos mananciais”, defendeu o secretário.

Nesta manhã, além da Fonte dos Leões, receberam as placas de alerta as fontes do Jardim Caravelle e a dos Mosaicos. A previsão da Sema é de que as 24 fontes estejam devidamente sinalizadas até o fim da próxima semana.

Feitas em aço galvanizado (mesmo material utilizado em placas de trânsito), as placas estão sendo chumbadas na estrutura das próprias fontes, em local bem visível, na tentativa de evitar vandalismo.

(SECOM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.