“Estamos construindo dignidade”, diz Paranhos ao liberar obras e entregar equipamentos para Educação

Além da autorização da reforma do Cmei Raio de Luz, foram entregues dois veículos 0 km e computadores do projeto Aprender Digital (Secom)

“É a humanização do ensino”. Essa foi a definição dada pelo prefeito Leonaldo Paranhos, durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço da reforma do CMEI Raio de Luz, do Bairro Cancelli, na manhã de hoje (5), que dão continuidade a uma série de ações e investimentos na Educação municipal. Além da ordem de serviço, também foram entregues os dois veículos para a Secretaria de Educação e os seis computadores para o Projeto Aprender Digital.

O Cmei Raio de Luz, que terá investimento de R$820 mil, atualmente, atende 55 crianças e após reforma vai comportar mais 40 alunos, com revitalização do estacionamento, acessibilidade, normas do Corpo de Bombeiros, vigilância sanitária e equipamentos, além de tornar possível o atendimento das demandas dos bairros Cancelli e Claudete.

Atendimento especial

Os computadores com tela ‘touchscreen’ do projeto Aprender Digital, vai atender crianças com dificuldade de coordenação motora, sem controle para estabelecer a escrita e alunos que não apresentam comunicação verbal, necessitando de comunicação alternativa. Foram investidos na aquisição dos computadores R$ 22,5 mil e os equipamentos foram entregues para as escolas municipais Aloys João Mann, Ita Sampaio, Juscelino Kubitschek, Luiz Vianey Pereira, Dilair Silvério Fogaça e Gladis Maria Tibola, tornando possível atender oito alunos com necessidades especiais, instrumentalizando-os no processo de alfabetização nas atividades direcionadas na sala de aula.

Outras nove escolas já são contempladas pelo projeto, com os equipamentos de informática entregues em 2018. Durante a entrega, os alunos que estavam presentes já puderam ter contato com os novos computadores, acompanhados pelos pais e professoras das escolas atendidas. “São mais de 30 escolas de programas de revitalização e não é possível a gente esquecer que tudo isso tem que ser feito para as pessoas. Um programa como esse é referência, será destaque no MEC, não tenho dúvida disso. É a humanização do ensino, colocar uma ferramenta interativa que atrai e que chama a atenção dessas crianças. Fico feliz que não estamos só construindo paredes, nem escolas, nós estamos construindo dignidade”, disse Paranhos.

Veículos

Os veículos “0 km” entregues à Educação hoje serão utilizados para atender unidades escolares, projetos, fiscalização e o setor pedagógico, suprindo as necessidades das unidades escolares e Cmeis. A secretária Municipal de Educação, Márcia Baldini, ressaltou a importância do suporte que os novos veículos dará para o setor. “Esses carros serão muito importantes, considerando que a Secretaria de Educação é bastante grande. Temos apenas 12 carros para fazer o nosso trabalho de acompanhamento de todas as escolas e Cmeis. Agora, com esses dois veículos vêm subsidiar o trabalho da Secretaria”, completou.

Também estiveram presentes ao ato o presidente da Câmara Municipal, Alécio Espinola, os vereadores Rômulo Quintino, Carlinhos Oliveira, presidente da Comissão de Educação, Josué de Souza, presidentes e vice da FUNDEB, Clarice Figurski e Robson Helermann, o presidente da associação de moradores do Bairro Claudete, Tiago Gluzezak, a professora do CMEI Raio de Luz, Sirlene Morais de Souza, e a representante do conselho escolar, Luana Andressa Schneider.

(Secom)

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.