Esporte de base deve ter programa especial de incentivo

A instituição de um programa de apoio aos atletas dos esportes de base de Cascavel foi aprovada nesta segunda-feira (26). A medida foi apresentada pelos vereadores Mazutti (PSL), Carlinhos de Oliveira (PSC), Parra (PMDB) e Serginho Ribeiro (PPL).

“O esporte cascavelense precisa se reerguer e para isso é preciso investimento público, especialmente nas modalidades de base”, explica Carlinhos. O programa, que deve atender atletas com idade entre 12 e 17 anos, busca formar atletas que no futuro consigam alto rendimento em suas modalidades.

O vereador Mazutti esclarece que o projeto prevê quatro grandes pilares: apoio do Poder Público no deslocamento do atleta de casa para o treino e deste para casa; fornecimento de material esportivo para treino e competições; assistência profissional com fisioterapia, ortopedia, nutrição, psicologia e educação física e alimentação nos horários que envolvem os treinamentos.

“Somente serão beneficiados aqueles atletas que formam ainda as categorias de base do esporte cascavelense e que residam no município”, afirma Serginho. Cada treinador/professor de modalidades esportivas deverá apresentar perante a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer uma relação dos atletas das equipes contendo nome, idade, endereço residencial, autorização dos pais ou responsável para participar da equipe, modalidade esportiva que representa, matrícula em escola pública ou privada de Cascavel e dias e períodos de treinamento.

“Cascavel vem passando sérios problemas no que tange aos investimentos no esporte de base. A gestão ineficiente na formação esportiva de base, ou seja, a formação de crianças que podem se tornar atletas, é praticamente nula”, afirmam os vereadores. Com pouco investimento e pouca valorização, atletas, professores e treinadores que residem no município têm sentido cada vez mais dificuldade em continuar os treinamentos.

Se aprovada em plenário, a proposta tem 60 dias para ser regulamentada pela Secretaria de Esportes e deve contar com recursos da dotação orçamentária ‘Desenvolvimento das Atividades Esportivas’, já prevista nas leis de orçamento do município.

(Assessoria)

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.