Encontro técnico reúne 240 produtores de leite em Cantagalo

A Emater e Prefeitura de Cantagalo promoveram no dia 22 de julho o II Encontro Regional de Produtores de Leite, como parte da programação da 16ª Festa do Agricultor do município. O evento teve o apoio do programa Pró Rural, do Governo do Estado,  e reuniu cerca de 240 criadores de Cantagalo, Goioxim, Reserva do Iguaçu, Campina do Simão e Pinhão.

A bovinocultura de leite é a terceira atividade mais importante na geração de renda na agropecuária de Cantagalo, responsável por 10,4% do Valor Bruto de Produção do Município. Cerca de 400 famílias se dedicam à atividade produzindo por ano aproximadamente 14,3 milhões de litros de leite, com receita de R$R$17,8 milhões.

O coordenador regional do projeto Leite, da Emater de Guarapuava, Valdir Tambosetti, falou sobre a importância da água na atividade leiteira; e o médico veterinário da Emater de Palmital, Mateus Poczynek, abordou o tema Criação de fêmeas de reposição. A organização do encontro coube aos extensionistas Ubiratan Edson de Freitas e William De Brino Silva, da Emater local, com o apoio do CTG Jacob Fritz, Câmara de Vereadores e Laticínio Lactolar.

O trabalho foi acompanhado pelo prefeito de Cantagalo, Jair Rocha da Silva; o secretário da Agricultura do município, Vitorino Coradin; secretário de Política Agrícola da Fetaep, Marcos Júnior Brambilla; 1° secretário de Finanças  e Administração da Fetaep, Alexandre Leal dos Santos; e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Cantagalo, Pedro Leal dos Santos.

(AENotícias)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.