Emater tem feira com mais de 500 itens produzidos por agricultores familiares no Show Rural 2019

Uma das áreas do Instituto Emater que já virou tradição no Show Rural é a Feira da Agroindústria Familiar, onde, na edição de 2019, vinte e oito produtores estão expondo seus produtos, que somam mais de 500 itens. “São nove organizações, três associações e seis cooperativas que representam a agricultura familiar, o que facilita a comercialização. Às vezes temos cinco, seis agroindústrias que são representadas aqui por uma única pessoa, por exemplo. A gente mantém esse estímulo para que eles possam se organizar e ganhar mercado”, afirma a técnica Karolline Marques da Silva.

Uma das novidades deste ano já recebeu até prêmio: o café produzido no município de Cambira foi o segundo colocado da categoria “café natural” do Concurso Café Qualidade Paraná 2018. Os tipos variados de queijos feitos pela família cascavelense que se inspirou nas próprias raízes – italianas – também fazem sucesso. Tem até queijo com massa cozida!

E para que ninguém deixe de experimentar as delícias vendidas na Feira da Agroindústria, o Emater traz outra boa notícia: o número de produtos sem glúten e lactose aumentaram, conta Karolline, ao destacar que todos os expositores são acompanhados pelos técnicos: “Muitos deles a gente ainda está acompanhando bem de pertinho, com boas práticas de fabricação, rotulagem, desenvolvimento de novo produto, entre outras etapas que contemplam desde o início da instalação. Esse é um dos pré-requisitos para estar na feira. Se não for da agricultura familiar, se não tiver nenhum tipo de assistência do Emater, não consegue expor aqui”.

Um dos motivos pelos quais os técnicos acompanham o produtor em todo o processo remete ao rígido controle de qualidade. “Alimentos a gente divide em dois grandes grupos: produtos de origem vegetal e animal. Todos os produtos de origem animal que estão aqui são registrados, precisam estar vinculados à alguma esfera de sistema de inspeção, seja municipal, estadual ou federal. Quanto aos produtos de origem vegetal, todos têm acompanhamento da Vigilância Sanitária, que dá a garantia ao consumidor de que é um alimento seguro”, explica a técnica do Emater.

Além do café e dos queijos já citados, os visitantes do Show Rural 2019 poderão levar para casa embutidos, doces, geleias, suspiros, sorvetes, conservas, molhos, patês, derivados de cana de açúcar, pães caseiros – e feitos com biomassa -, bolachas, macarrão e outros produtos.

(Show Rural)

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.