Emater inova com paisagismo em homenagem à família no Show Rural 2019

Uma das atrações que mais chama a atenção de quem passa pelo Show Rural é, sem dúvida alguma, o enorme canteiro composto por flores de espécies e cores variadas, escolhido pela grande maioria dos visitantes na hora de registrar sua passagem pelo evento.

Há mais de duas décadas, a responsabilidade de planejar e comandar os trabalhos referentes ao paisagismo do Show Rural é de Vania Rejane Lima Baratto, do Instituto Emater que, em 2019, apostou na inovação. “Neste ano decidimos fazer algo diferente daquilo que estávamos acostumados, que era trabalhar mais a questão cívica, usando bandeiras e mapas. Foram apresentadas sugestões que homenageariam as mulheres, os produtores e a família. Por unanimidade, a escolhida foi a família”, conta Vania.

Ao ser questionada sobre o motivo pelo qual sugeriu a homenagem, a técnica do Emater diz acreditar que a valorização da família seja o melhor caminho para construir uma sociedade melhor. “A escolha surge diante de uma certa necessidade de resgatar valores, trazer de volta a importância desse conceito, que anda tão esquecido”, explica ela.

O planejamento começa sempre bem cedo, no mês de março ou abril, quando os encarregados dão início às atividades necessárias para fechar um canteiro e abrir o outro, além do processo de adubação. Posteriormente, quem demanda atenção especial é a produção das mudas, que se transformam em plantas de vários ciclos diferentes, com número distinto de dias necessários para florescer.

A manutenção do espaço é feita por cerca de nove pessoas que, na fase em que as flores necessitam de mais irrigação, se transformam em uma equipe composta por até trinta pessoas, responsáveis por manter tudo bem limpo. De acordo com Vania, em 2019 fazem parte do canteiro as seguintes espécies: sálvia vermelha e azul; tagetes de três tipos; sunpatiens que vão desde o branco ao roxo, passando por rosa e vermelho; torênias e onze horas.

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.