Educação encerra ciclo de cursos para agentes de apoio, monitores e estagiários

Ciclo de cursos foi encerrado nesta sexta-feira (Divulgação/Secom)

Foram três dias de intensa troca de conhecimentos e sobretudo de muito aprendizado. A Secretaria Municipal de Educação encerrou hoje um ciclo de formação continuada destinado especialmente para os estagiários, agentes de apoio e monitores auxiliares. Os cursos, que tiveram por objetivo aprimorar os conhecimentos pedagógicos e os cuidados com a saúde das crianças por parte destes profissionais, aconteceram em três locais.

A formação dos estagiários foi realizada nos dias 11, 12 e 13 na Univel e a formação dos agentes de apoio e monitores aconteceu nos dias 12, 13, e 14, com grupos divididos entre as Escolas Municipais Adolival Pian e Robert Francis Kennedy.
Estes servidores, que desenvolvem importante papel nas escolas e Cmeis, auxiliando o trabalho do professor, tiveram acesso a palestras sobre Contação de Histórias, Primeiros Socorros, Saúde Bucal, Vigilância Epidemiológica, relacionamento e ética, além do processo pedagógico e o desenvolvimento das crianças.
Seminário
Na segunda-feira (17) começa o Seminário dos Servidores da Rede Pública Municipal de Ensino. O primeiro dia de palestras vai acontecer no Teatro Emir Sfair, durante o dia todo e vai reunir secretários de escola, zeladoras, diretores de escolas e Cmeis e as equipes da Merenda e da Fábrica de Móveis Escolares. Pela manhã serão duas palestras, a primeira ministrada pela psicóloga Deise Rosa, com o tema Conduta Profissional e Relacionamento, a palestra sobre Prevenção e Orientação à Saúde, ministrada pelo gerente da Divisão de Saúde Bucal, Ederson Rocha.
À tarde, a professora Marcia Adriana de Carvalho irá abordar o tema Atribuições do Servidor Público Municipal.
Na terça-feira (18), com grupos no Teatro Emir Sfair e na Univel, será a vez dos professores e profissionais da Educação Infantil que atuam nos Cmeis. Pela manhã a professora Ilda Lourdes dos Santos Oliveira vai trabalhar o Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita e à tarde novamente a professora Marcia Adriana de Carvalho trará o tema Atribuições do Servidor Público Municipal.
Os professores e profissionais das séries iniciais do Ensino Fundamental que atuam nas escolas participam do Seminário na quarta-feira (19), também com grupos no Teatro Emir Sfair e na Univel. Para eles o professor José Claudinei Lombardi, da Unicamp, irá abordar o tema Pedagogia Histórico Crítica e a professora Lilian Faria Porto Borges, da Unioeste, vai trabalhar o tema O Método Materialismo Dialético como Fundamento do Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel.
Os professores que atuam na EJA (Educação para Jovens e Adultos) terão dois dias de formação no período noturno, no Ceavel. No dia 19 o curso será ministrado pela a professora Lilian Faria Porto Borges, da Unioeste, e no dia 20, com o professor José Claudinei Lombardi, da Unicamp. Também no dia 20 acontece o retorno das atividades letivas em as escolas e Cmeis da Rede Municipal.
(Secom)

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.