Educação anuncia nova retomada das aulas presenciais

Retorno das escolas ocorre já nesta segunda-feira (21); Cmeis retornam quarta-feira (23)
Após um período crítico em relação à pandemia no município, a Secretaria Municipal de Educação retoma o atendimento presencial nas escolas, nesta segunda-feira (21), e na quarta-feira (23), nos Centros Municipais de Educação Infantil. O anúncio foi feito na manhã de hoje (18), pela secretária de Educação, Marcia Baldini, durante entrevista coletiva. “O retorno neste momento será em caráter definitivo, considerando que Cascavel já está na bandeira vermelha, em relação à Covid-19, e estamos mais preparados tendo em vista que os nossos profissionais da Educação estão praticamente 100% vacinados com a primeira dose e isso nos dá uma grande segurança”.
Na segunda-feira voltam as turmas de 2°, 3°, 4° e 5°ano para as 55 escolas que já haviam iniciado o atendimento presencial antes da semana de vazio sanitário. Nestas mesmas unidades, na terça-feira (22), começa o atendimento para as turmas de 1° ano e pré-escola. Dentre as escolas que ainda estavam atendendo somente no sistema remoto, passam a atender, de forma gradativa, começando com os 5ºs anos, já nesta segunda-feira, as escolas Atílio Destro, Dulce Perpétua Pierozan Tavares, Maria Tereza Abreu de Figueiredo, Professora Maria Fumiko Tominaga e Quintino Bocaiuva. No dia 22 de julho, também gradativamente, inicia o atendimento presencial das turmas das escolas Divanete Alves Brito da Silva, Juscelino Kubitschek, Maximiliano Colombo e Nicanor Silveira Schumacher.
Os 46 Cmeis que já estavam atendendo de forma presencial retomam na quarta-feira o atendimento para as turmas do Infantil II ao Infantil IV, lembrando neste primeiro momento ainda não haverá atendimento presencial para as turmas do Infantil e Infantil I (Berçário). Os Cmeis Profª Stanislava, Gracinda Rocha, Clementina M. Joergensen, Irmã Iolanda, Emanuel Bottini Portes, Castelinho, Selony Bueno e São Gabriel passam a atender presencialmente a partir da próxima sexta-feira (23).
Responsabilidade
A secretária Marcia Baldini destacou a importância de as famílias manterem uma postura mais prudente em relação aos casos de suspeita de contaminação ou de contato com pessoa contaminada. “É importante que os pais, de forma nenhuma enviem seus filhos com qualquer tipo de sintoma que indique alguma infecção, pois se uma criança for infectada para a sala de aula, ela estará infectando muitas outras crianças”. A secretária também falou da importância de uma participação mais intensa da família neste período de retomada. “Que os pais, mães e responsáveis legais enviem os filhos, acompanhem as atividades pedagógicas, já que ficamos mais de um ano em atividades remotas e agora é necessário uma ação conjunta de todos para que a gente consiga recuperar as defasagens de aprendizagem que os nossos alunos possam por ventura apresentar”, destacou.
Vale lembrar ainda, que todas as unidades escolares manterão as medidas sanitárias que já vinham realizando, como a obrigatoriedade do uso de máscara, o distanciamento em sala e nos demais ambientes, aferição de temperatura e o uso frequenta da lavagem da mãos ou do álcool em gel. Da mesma forma o check list de possíveis sintomas ainda deverá ser apresentado pelo aluno na entrada da escola.
Berçário e Tempo Integral
Durante a coletiva, Marcia Baldini também falou sobre a previsão de retorno das turmas de berçário e também do Tempo Integral, nas escolas que atendem esta modalidade, que deve ocorrer cerca de 20 dias após os servidores da unidade receberem a segunda dose da vacina contra a Covid-19. “Passando esse período a gente retorna tanto o berçário quanto as crianças das escolas que foram matriculadas para o Tempo Integral”.
Aprendizado
Marcia Baldini lembrou que os alunos estão sendo avaliados para que as possíveis defasagens de aprendizado, principalmente em Língua Portuguesa e Matemática, possam ser corrigidas e informou que possivelmente já no mês de agosto seja retomado o reforço escolar, com possibilidade de acontecer até mesmo aos sábados.. A secretária encerrou a coletiva com uma mensagem às famílias e aos profissionais da Educação. “Esse é o momento de retorno e esse retorno, para ter sucesso, depende do trabalho de todos nós, daqueles profissionais que estão nas escolas e Cmeis, a nossa equipe que dá sustentação aqui na Semed e também os pais e mães. Vamos dar as mãos e buscar a melhor educação para os nossos filhos”.
Foto e Texto: Secom Cascavel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.