Cultura prepara II Panorama das Artes Visuais de Cascavel

O “Panorama das Artes” é uma exposição coletiva de artistas cascavelenses que visa mobilizar a classe artística para fortalecer e fomentar a produção das artes visuais através de suas poéticas, inspirando a transformação e a difusão das artes e da cultura em Cascavel e região.

Em 2017, a 1ª Edição do Panorama das Artes Visuais de Cascavel foi um sucesso de crítica e público, “um evento que expressa o nosso respeito pelos artistas, uma vez que precisamos difundir a cultura através do sentimento deles. Vamos comemorar a cultura sempre com alegria e com satisfação”, ressaltou o prefeito Leonaldo Paranhos na abertura do ato, que contou aproximadamente 400 visitantes e  a presença de vereadores e secretários municipais
 A reunião da última segunda-feira (29), contou com a presença do secretário da Secesp (Secretaria Municipal de Cultura e Esportes) Walter Parcianello,  e do diretor de Cultura, Ricardo Bulgarelli, que aproveitaram a oportunidade para falar um pouco sobre os desafios da nova secretaria após a fusão com a Secretaria de Esportes, do orçamento da pasta, das demandas do setor de Artes Visuais, bem como da nova estrutura para exposições da Galeria do Teatro que deverá, em breve, receber os artistas e visitantes.
 Parcianello e Bulgarelli ressaltaram que as demandas coletivas são prioritárias na gestão da Secesp. De acordo com o secretário, “a participação da dos artistas visuais e das outras áreas na próxima Conferência de Cultura de Cascavel que será realizada em abril é de grande importância, assim como é essencial a participação dos artistas e conselheiros nas reuniões do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Cascavel”.
A reunião seguiu direcionada para a Mostra Panorama que definiu a data para sua realização, que será de 9 a 29 março de 2018 no Museu de Arte de Cascavel, o MAC. O coordenador do Museu de Arte de Cascavel, Antônio Carlos Machado informou que a participação é aberta a todos os artistas visuais de Cascavel ou estudantes em cursos de Artes Visuais, Artes, fotografia, designers e de áreas afins, desde que já tenham realizado uma exposição individual, coletiva ou Mostra de Arte.
O coordenador também alertou para o prazo de inscrição e confirmação de participação que vai até o  dia 23 de fevereiro e poder ser realizado pelo telefone 3902-1370 ramal 4121, informando apenas o nome, telefone e técnica artística que irá participar. Na segunda etapa, os participantes devem ficar atentos para o prazo de entrega das obras para montagem da exposição que acontecerá nos dias 2, 3 e 5 de  março, sendo que no dia 3 (sábado), o atendimento será feito apenas na parte da manhã, das 8h às 12h, e nos dias  2 e 05, o atendimento será das 8h às17h.
 Cada artista poderá inscrever-se com uma obra, sendo trabalhos bidimensionais (como pintura, desenho, gravura, fotografia, instalação de parede e outras mídias que necessitem de paredes ou suporte bidimensionais) a medida máxima é de 1mx1m e para obras tridimensionais como esculturas instalação e outras  medidas máximas de 1,5(h)x 1,5m (c) x 1m (l).

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.