Vila dos Oficiais do Forte Coimbra é o nome de uma pequena localidade às margens do Rio Paraguai, pertencente ao município de Corumbá, a cerca de 100 quilômetros da cidade, e quase na fronteira do Brasil com Bolívia e Paraguai. A vila é formada por militares da 3ª Companhia de Fronteira do Exército Brasileiro.
Na vila, encontra-se o Forte de Coimbra (conjunto de edificações), atual Grupo de Artilharia da Costa do Exército. O núcleo original do forte, Presídio de Nova Coimbra, foi construído em 1775 para a defesa da fronteira portuguesa com a América espanhola (atuais Paraguai e Bolívia). Sua localização às margens do médio Paraguai foi importante para facilitar o acesso e o consequente povoamento da região. Até 1872, desempenhou importante papel na defesa das fronteiras. Em 1983, houve a implantação do Projeto Parque Histórico Turístico Forte de Coimbra, às margens do Rio Paraguai. Compõe o conjunto de edificações a capela, casa de pólvora, alojamento, pátios internos e a muralha com os baluartes. No local, há alguns canhões da Marinha.
Durante a Guerra do Paraguai (1864 a 1870), o Forte Coimbra foi fundamental nas batalhas que foram travadas ao longo dos tempos, tendo como pano de fundo as paisagens tranquilas do Pantanal.
Fonte: Biblioteca IBGE