Copel promove encontro sobre mercado livre de energia em Cascavel

A Copel Energia apresentará em Cascavel o mercado livre (Divulgação)

A  Copel  promoverá  na próxima terça-feira (20), em Cascavel, encontro com o segmento de empresas interessadas em fazer parte  do  mercado livre de energia elétrica. Indústrias e outros grandes consumidores de eletricidade que migram para o ambiente  de  livre  contratação  podem  obter  economia  de  até  40%  nos  custos  com  o insumo, segundo o diretor da comercializadora Copel Energia, Franklin Miguel. O evento terá lugar no Hotel Copas Verdes, das 13h30 às 16h.

De  acordo  com  Franklin,  a  negociação do valor da energia diretamente com o fornecedor tem representado uma economia média de 26% na fatura de energia dos grandes usuários. Tal benefício é possível devido à margem de negociação na compra de energia em maior quantidade.

“Atualmente,  a  tarifa  de  energia  no  mercado regulado tem basicamente três componentes: o transporte de energia, os subsídios  firmados  por  lei  e a energia em si, estabelecida por leilões do governo. Este último componente representa cerca  da metade do valor total da tarifa e sobre ele que é possível fazer negociações e escolher o fornecedor”, explica o diretor da subsidiária da Copel, criada em maio do ano passado.

Prova  do interesse de grandes clientes pelo mercado livre é o crescimento das operações da Copel Energia, que iniciaram com  dois  megawatts  e  hoje alcançam 90 megawatts de faturamento. A expectativa da empresa é aumentar em cinco vezes o volume comercializado de energia elétrica até o final deste ano.

Há hoje no Brasil cerca de 200 empresas comercializadoras de energia, modalidade permitida desde 1995. “É importante que o  consumidor  privilegie  a  credibilidade  da  empresa da qual pretende contratar no mercado livre, para garantir, por exemplo, que ela honre contratos de fornecimento e ofereça as melhores condições de negociação. Nesse sentido, a força e a confiança da marca Copel são extremamente relevantes”, afirma Franklin.

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.