Copel promove encontro sobre mercado livre de energia em Cascavel

A Copel promoverá na próxima terça-feira (20), em Cascavel, encontro com o segmento de empresas interessadas em fazer parte do mercado livre de energia elétrica. Indústrias e outros grandes consumidores de eletricidade que migram para o ambiente de livre contratação podem obter economia de até 40% nos custos com o insumo, segundo o diretor da comercializadora Copel Energia, Franklin Miguel. O evento terá lugar no Hotel Copas Verdes, das 13h30 às 16h.
De acordo com Franklin, a negociação do valor da energia diretamente com o fornecedor tem representado uma economia média de 26% na fatura de energia dos grandes usuários. Tal benefício é possível devido à margem de negociação na compra de energia em maior quantidade.
“Atualmente, a tarifa de energia no mercado regulado tem basicamente três componentes: o transporte de energia, os subsídios firmados por lei e a energia em si, estabelecida por leilões do governo. Este último componente representa cerca da metade do valor total da tarifa e sobre ele que é possível fazer negociações e escolher o fornecedor”, explica o diretor da subsidiária da Copel, criada em maio do ano passado.
Prova do interesse de grandes clientes pelo mercado livre é o crescimento das operações da Copel Energia, que iniciaram com dois megawatts e hoje alcançam 90 megawatts de faturamento. A expectativa da empresa é aumentar em cinco vezes o volume comercializado de energia elétrica até o final deste ano.
Há hoje no Brasil cerca de 200 empresas comercializadoras de energia, modalidade permitida desde 1995. “É importante que o consumidor privilegie a credibilidade da empresa da qual pretende contratar no mercado livre, para garantir, por exemplo, que ela honre contratos de fornecimento e ofereça as melhores condições de negociação. Nesse sentido, a força e a confiança da marca Copel são extremamente relevantes”, afirma Franklin.