Copel é autorizada a importar energia da Argentina e Uruguai

A Copel Energia, a subsidiária de comercialização da Companhia, foi autorizada nesta quinta-feira (27), pelo Ministério de Minas e Energia, a importar energia da Argentina e Uruguai.

De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), a Comercializadora da Copel adquire a energia destes países vizinhos e repassa para o Operador Nacional do Sistema (ONS) poder acioná-la quando necessário ao sistema elétrico nacional. Esta importação contribuirá com o Sistema Interligado Nacional (SIN) em um momento de escassez hídrica. A autorização é válida até 31 de dezembro de 2022.

A importação da Argentina deverá ocorrer por meio das estações conversoras de frequência de Garabi I e II, com até 2.200 megawatts de potência e respectiva energia elétrica associada, e da conversora de frequência de Uruguaiana, com até 50 megawatts de potência e respectiva energia.

Já as importações junto ao Uruguai ocorrerão pela estação conversora de frequência de Rivera, com até 70 megawatts de potência e energia, e da estação conversora de Melo, com até 500 megawatts, de acordo com a autorizaçã.

(AENotícias)

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.