Consamu aprova gestão compartilhada da UPA Tancredo Neves

“Tenho pressa em melhorar o perfil da nossa saúde e esta é uma medida mais rápida para transformar a UPA Tancredo, que passará a atender de acordo com que preconiza o Ministério da Saúde”
Proposta de governo do prefeito Leonaldo Paranhos, a gestão compartilhada das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) de Cascavel – que começará efetivamente pela UPA Tancredo Neves, a hoje denominada UPA Pediatria, foi aprovada nesta manhã (27) na Assembleia Ordinária do Consamu (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste). Com isso, a Secretaria de Saúde de Cascavel – que também já teve a proposta aprovada no Conselho Municipal de Saúde -, poderá encaminhar o Termo de Rateio ao Departamento Jurídico do Município para análise.
“Sempre defendi este modelo de ampliação de parcerias e desde o início do ano recebemos propostas de várias OS (Organizações Sociais) de pessoas que perceberam que Cascavel queria avançar nisso, mas não achei justo não começar este tipo de parceria com o Consamu, que é da região e tem excelentes resultados, então não poderíamos abrir mão de passar primeiro por esta experiência”, explanou o prefeito durante a assembleia, defendendo que “não tenho dúvidas de que esta parceria pode consolidar uma grande iniciativa também para outros municípios, como este que é referência com muita transparência, pois há bons exemplos de OS, mas em alguns casos, elas têm servido de práticas inaceitáveis e o Consamu é um serviço referência de urgência e emergência”.
Paranhos explicou ainda que o convênio que será firmado com o Consamu não haverá taxas de administração, o que seria cobrado por outras entidades intermediadoras. Além disso, o convênio não encarece em nada para os outros municípios consorciados, uma vez que os recursos saem de cada Município que firma a gestão compartilhada. Toledo também está pleiteando este modelo.
“Estudamos muito antes de trazer este debate para o grande grupo. Visitamos a experiência bem-sucedida que fez Guaíra e analisamos o impacto financeiro. Cascavel terá de investir muito mais e isso será possível graça à economia que fizemos nesses primeiros meses de governo. Queremos nos tornar um modelo para o Brasil nesta nova forma de gerenciar”, continuou o prefeito.
Como funciona
A proposta é efetivar uma gestão compartilhada com o Consamu na prestação de serviços. Assim, a UPA Tancredo, além de crianças, passará a atender também o pacientes de todas as idades, com equipe multiprofissional na área de urgência e emergência, que seguirão os protocolos e fluxos definidos pelo Comitê Municipal e Regional de Urgência e Emergência.
Na prática a gestão compartilhada entre as duas entidades Cascavel – Consamu já ocorre no Município no que tange no atendimento pré- hospitalar, ou seja, o Consórcio já presta serviços por meio de fornecimento de ambulância para atendimento de casos de urgência e emergência, transporte sanitário, remoção de pacientes para internação hospitalar dentro e fora do Município. Esta parceria ocorre desde que o Consamu foi instituído.
A gestão compartilhada de uma UPA é uma parceria público-privada inédita para Cascavel e ser torna uma alternativa eficaz para driblar dificuldades permanentes como a de manter o quadro de médicos, principalmente, treinados na área de emergência. Pelo convênio, além da contratação de pelo menos 40 médicos, 30 técnicos de enfermagem e dez enfermeiros, o Consamu também ficará responsável pela licitação para as reformas necessárias para adaptar o imóvel para o novo perfil de atendimento.
“Tenho pressa em melhorar o perfil da nossa saúde e esta é uma medida mais rápida de transformar a UPA Tancredo, que passará a atender de acordo com que preconiza o Ministério da Saúde. Hoje as pessoas que precisam de pediatra atravessam a cidade e os adultos que moram perto da UPA Pediatria e precisam de atendimento adulto fazem o caminho inverso. Está errado. Nem o MS reconhece este perfil de UPA. Estamos consertando um erro administrativo e, ao mesmo tempo, melhorando o atendimento à população”.
(SECOM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.