Como fazer uma silagem de milho de qualidade?

Presente na dieta de todos os tipos de ruminantes, a silagem de milho é fundamental para o desenvolvimento dos rebanhos espalhados pelo Paraná. No entanto, muitas vezes ela é alvo de reclamação dos produtores, devido ao alto custo e a baixa resposta. Para o engenheiro agrônomo, doutor em zootecnia e professor da Unicentro, Mikael Neumann, essa afirmação não é correta. “É bem ao contrário. Se bem manejada, não há comparação com as outras”. Durante palestra no Show Pecuário 2017, que ocorre dos dias 25 a 28 de julho, no Parque de Exposições Celso Garcia Cid, em Cascavel (PR), ele irá mostrar as vantagens e como aproveitar ao máximo o potencial deste alimento.

Mikael defende que quando executado com os procedimentos corretos, a silagem é imbatível em âmbito regional. “Não temos nenhuma forrageira com melhoramento genético que produza tanta massa e energia como o milho silagem. O que não pode é o agricultor querer realizar um baixo investimento na lavoura de silagem, que é bem comum. O certo é até gastar mais que a lavoura tradicional”, declara.

Com o solo e clima bons, típicos na região, o plantio de milho silagem supera pastagens em muitos casos, de acordo com o professor. “Outro erro comum, que gera uma perda no resultado final, é não escolher o momento apropriado da colheita. Na nossa palestra, vamos ensinar os agricultores a saber o período adequado”, adianta.

Além disso, Mikael irá ensinar os segredos para a confecção desta silagem, detalhando etapas do processo como tipos de dimensionamento de silos, tempo para utilizá-lo, compactação e vedação, higiene dos processos, tamanho das partículas, processamento de grãos entre outras. Segundo ele, o rigor dessas etapas também representa economia e desempenho, uma vez que uma silagem feita de maneira inadequada faz com que os animais eliminem os nutrientes pelas fezes, sem absorvê-los. A palestra de Mikael será dia 28, às 8h30, no Recinto Principal do Parque.

OPORTUNIDADES

“O Show Pecuário 2017 apresenta uma série de oportunidades aos produtores rurais. A participação dos criadores de animais ou nos interessados em iniciar alguma criação é fundamental, porque lá eles acompanham as novidades, as tendências e como fazer com que a atividade seja mais lucrativa. Além de modelos de sucesso apresentados, eles podem ter contato direto com profissionais e estudiosos de renome nacional”, afirma o presidente do Sindicato Rural, Paulo Orso. “Por isso, estendo a todos o convite para prestigiarem o evento, que é feito pensando em todo o setor. Esperamos os produtores também para o café da manhã de abertura, às 8h do dia 25”, completou.

Mikael afirma que o produtor hoje não pode mais ser apenas produtor, mas sim um profissional do campo. “O Show Pecuário traz a chance dessa profissionalização e a consequente permanência dele na atividade. O mundo agropecuário muda o tempo inteiro e nesses eventos ele pode acompanhar as modificações, se atualizar. Se ele não se profissionalizar, fica à deriva”.

Organizado pelo Sindicato Rural de Cascavel e pela Sociedade Rural do Oeste do Paraná, o evento é uma oportunidade de capacitação, atualização, aquisição de animais, implementos entre outros. Para mais informações, acesse: www.showpecuario.com.br.

 

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.