O Colégio Maria Auxiliadora teve sua origem no ano de 1944. O povo de Canoas demandava uma escola de educação cristã para meninas, pois o então Instituto São José, atendia somente ao público masculino. Com o apoio do Cônego Leão Hartmann, a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora assumiu essa missão, adquirindo a chácara da família do Senhor Paulo Livonius.

No dia 05 de fevereiro de 1944, chegaram as primeiras duas irmãs que começaram logo a trabalhar. Na residência fizeram duas salas de aula e transformaram a garagem em outras duas salas. Assim, em março do mesmo ano, iniciaram as aulas do Curso Primário da 1ª a 5ª série, com 132 matrículas.

A então Escola Maria Auxiliadora foi dirigida durante os primeiros sete anos pela dedicada Irmã Maria Hertilde, que lhe imprimiu as características da Filosofia da Educação da Congregação Notre Dame e colocou-lhe bases sólidas para o posterior crescimento.
Os canoenses solicitaram já no começo de 1945, um ginásio secundário feminino. Em contato com a direção do Instituto São José e as respectivas autoridades de educação, foi aberto, em 1946 o Ginásio, como seção feminina do referido Instituto ao qual ficou subordinado até fins de 1947.

Em agosto de 1947, o Ministério de Educação e Cultura reconheceu o Ginásio Maria Auxiliadora, que se tornou independente. Então com o pedido do Ginásio, a Direção se viu obrigada a construir um prédio que oferecesse as condições exigidas pela legislação de Ensino.

Desta forma, no dia 15 de novembro de 1945 foi lançada a pedra fundamental da primeira ala do atual Colégio Maria Auxiliadora e que, exatamente um ano mais tarde, na mesma data de 15 de novembro, em 1946, foi inaugurado para servir à população de Canoas e dos municípios vizinhos. No mesmo ano foi aberto o internato, com a finalidade de atender aos muitos pedidos de pais, tanto do município de Canoas quanto de outros municípios.

Em 1948, as salas desocupadas da antiga garagem tornaram-se o modesto começo do então Jardim de Infância. Hoje, a Educação Infantil tem prédio próprio com amplas e confortáveis instalações, adequadas à faixa etária e atende em torno de 200 crianças nos dois turnos. Em 1950, a Secretaria de Educação e Cultura solicitou à direção, que abrisse uma Escola Normal para formar professoras para o Curso Primário, propondo um convênio com o Estado.

Depois de analisadas as possibilidades de profissionais competentes e de sustentabilidade, foi aberto, em 1951, o Curso Normal alterando a denominação da instituição para Escola Normal Maria Auxiliadora. O curso começou com 17 alunas e funcionou até 2003, formando, aproximadamente, dois mil professores. A demanda crescente de alunos exigiu, em 1954, a ampliação do prédio, sobre o então pavilhão de Educação Física. Foram levantados mais dois andares, destinados, em especial, ao Curso Primário e Normal. Atualmente, este espaço é ocupado pelas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Em 1960 foi autorizado o Curso Secundário, 2º. Ciclo – Clássico, que formou duas turmas, transformado em Científico, até a Reforma do Ensino, em 1971. A implantação de mais este curso tornou necessária a construção da segunda parte do prédio que hoje forma a fachada do Colégio, concluída em 1961, com a denominação de Colégio Maria Auxiliadora. Dez anos depois, em 1971, atendendo ao desejo de adultos para recuperar anos de estudos, foi aberto o Ginásio Intensivo Noturno que funcionou até 1974. Neste ano, em substituição ao Ginásio Intensivo Noturno, foi aberto o Curso Supletivo Nível 3 e 4, para adultos que desejavam concluir os estudos de 1º. Grau. Este curso encerrou suas atividades em 1982.

Hoje, com 71 anos de existência, o Colégio Maria Auxiliadora, tem, aproximadamente, 1760 alunos, na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Como integrante da Rede de Educação Notre Dame.

Fonte: Biblioteca IBGE/Prefeitura de Canoas/Colégio Auxiliadora

AUXILIE O BOA NOITE HISTÓRIA!
Se você gosta das publicações históricas das cidades brasileiras, você pode auxiliar nosso trabalho de pesquisa e divulgação. Você pode contriubir para ampliarmos nosso acervo do site com milhares de fotos. A cada R$ 10 em contribuição, colocaremos um anúncio da sua empresa ou serviço em uma das páginas com fotos de cidades do seu Estado. Chave pix 45999978994 (Luiz Carlos da Cruz). Envie o comprovante com a arte publicitária da sua empresa para o whatsappa desse mesmo número de telefone da chave pix. Você também pode contribuir com imagens históricas de sua cidade enviando com um pequeno texto para o e-mail jornalismo.vida@gmail.com
About Author
Luiz Carlos da Cruz
View All Articles
Check latest article from this author !
Vista parcial de Matelândia no século passado
Vista parcial de Clevelândia em 1957
Colono arando terra, em Capanema, no ano de 1966

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts