Cidade Inteligente e Resiliente, Cascavel celebra este Dia Mundial do Meio Ambiente com ações educativas

Pelo menos 2 toneladas de lixo eletrônico foram recolhidas hoje (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, durante ação educativa realizada no estacionamento do Teatro Municipal de Cascavel. Cada pessoa que deixou os aparelhos para descarte e destinação correta, recebeu uma muda de frutífera para plantio, incentivando a arborização da cidade. Foram entregues 200 mudas de várias espécies.

A ação contou com diversos parceiros e atraiu crianças da rede municipal de ensino que tiveram acesso aos jogos e brincadeiras educativas. A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde Ambiental, por exemplo, participou expondo maquetes e com ações educativas e de sensibilização do público com relação ao mosquito Aedes Aegypti. De acordo com a gerente da Vigilância em Saúde Ambiental, Clair Wagner, a partir das 17 horas as atividades da equipes do Controle de Zoonoses prosseguirão na Unioeste, com orientando e reforçando as ações relativas à raiva, controle de animais peçonhentos e demais zoonoses.

A Sanepar participou com ações e fornecimento de água aos visitantes; teve distribuição de lixocar, de material educativo sobre reciclagem e a importância da árvore; brincadeiras de educação ambiental com a equipe do Zoológico Municipal; a presença das equipes que integram o projeto de taxidermia de peixes da região do curso de Ciências Biológicas da Unioeste; a participação do Grupo de Desbravadores do Colégio Adventista; o coletor educativo interativo para a curiosidade das crianças, que ainda puderam fazer passeio com o carro elétrico que é utilizado na manutenção do lago municipal. Também teve feira de doação de animais.

Conferência

Logo mais, a partir das 18 horas até as 19h15 haverá exposição de atividades ligadas ao Meio Ambiente no hall central do campus da Unioeste, antecedendo a 18ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Cascavel. E a partir das 19h15 serão realizadas três palestras no Anfiteatro Arnaldo Busato, também na Unioeste, campus de Cascavel.

Interessados em participar podem confirmar presença pelo endereço https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/conferenciameioambientecascavel2019 ou antes do início do evento, que é aberto a acadêmicos, profissionais da área e comunidade em geral, que estão convidados a refletir este ano sobre o tema Cidades Resilientes e Inteligentes.

Organizada pela Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente, a Conferência conta também com expositores como a Sanepar; a Ar Ambiental com a produção de biodiesel; a ONG Sou Amigo + Vida Pets com o trabalho de conscientização sobre controle populacional de animais e o reflexo na saúde pública e meio ambiente; a EcoCataratas; a equipe de Educação do Controle de Endemias da Secretaria de Saúde; o Território Cidadão com o resultado do Mutirão Água Boa – Cidade Limpa 2019; a Unicesumar, com alunos de Gestão Ambiental e o processo biodigestor, além dos alunos do curso de Serviço Social com a exposição do Projeto Meio Ambiente e reciclagem com o tema: Produtos Reciclados Fonte de Renda e de Desenvolvimento Social e a Unimed, com responsabilidade socioambiental e reaproveitamento dos resíduos.

(SECOM)

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.