Ciclistas e pedestres são orientados sobre o uso seguro das ciclovias

Pessoas abordadas manifestaram aprovação em relação às mudanças ocorridas no trânsito da cidade, visando à acessibilidade e à mobilidade

Na manhã desta terça-feira (20) a Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) realizou mais uma ação que contempla os 67 anos de Cascavel. Desta vez, os ciclistas e pedestres foram o foco da ação educativa “Ciclovia Segura”, que teve como objetivo orientar sobre o espaço de cada um na via pública, incluindo o respeito.

Segundo a coordenadora de Educação de Trânsito, Luciane de Moura, “as pessoas precisam aprender a compartilhar o espaço público. Cascavel está investindo na segurança de todos; ciclovias, ciclofaixas e calçadas foram construídas e podem ser utilizadas para determinado fim. Assim, continuamos ressaltando que o respeito deve ser uma constante no trânsito com diversas atividades educativas”.

Para conhecimento dos usuários da via pública, o conceito de ciclovia é um espaço segregado para fluxo de bicicletas. Isso significa que há uma separação física isolando os ciclistas dos demais veículos. A ciclovia é indicada para avenidas e vias expressas, pois protege o ciclista do tráfego rápido e intenso. Já a ciclofaixa é quando há apenas uma faixa pintada no chão, sem separação física de qualquer tipo (inclusive cones ou cavaletes). Pode haver “olhos de gato” ou no máximo os tachões do tipo “tartaruga”, como os que separam as faixas de ônibus.

Várias pessoas foram abordadas durante a ação e manifestaram aprovação em relação às mudanças ocorridas no trânsito da cidade, pois possibilitam acessibilidade e mobilidade.

Demais atividades para este mês

28/11 às 11h – “Conduzindo com Respeito”: ação educativa com a presença de agentes de trânsito; uma caixa de abordagem será instalada na via e condutores serão orientados sobre o respeito ao transitar e a preservação do meio ambiente em Cascavel.

29/11 às 11h – “Pé na Faixa Cascavel!”: “todo cascavelense deve atravessar sobre a faixa e o condutor respeitá-lo”. Assim ocorrerá a ação de forma lúdica, próximo à Prefeitura, atentando que Cascavel é uma das cidades mais bem sinalizadas, garantindo o direito de ir e vir do cidadão.

(Secom)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.