Cerca de 4 mil alunos já visitaram Museus de Cascavel

Estudantes conhecem materiais arcaicos (Secom)

O Museu Histórico Celso Formighieri Sperança e o Museu da Imagem e do Som recebem, diariamente, a visita dos alunos do Projeto “Roteiro Conhecendo Cascavel”. A parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria Municipal de Educação já levou aos museus aproximadamente 4 mil mil visitantes de diversas escolas. O objetivo das visitas é promover contato dos alunos com o patrimônio, a história e a nossa identidade, compartilhando conhecimentos através do nosso acervo, com acesso à fotografias e peças históricas que representam a colonização e desenvolvimento da nossa cidade.

 O Projeto “Roteiro conhecendo Cascavel” oferece exposições de fotografias e objetos, em cenários de longa duração, exposições temáticas de curta duração com materiais referentes ao cotidiano, aos ciclos econômicos e à arqueologia, em que o visitante é transportado ao início do processo de desenvolvimento do município de Cascavel, possibilitando traçar as perspectivas  e contextualizar por vieses diversos à cerca das várias etapas desse processo, e das continuidades e rupturas vivenciadas por ele próprio no presente, o que o faz sentir-se parte integrante da história de sua cidade.
A coordenadora dos Museus e historiadora Silvia Prado afirma que cabe aos museus “cultivar e compartilhar o conhecimento por meio das visitas guiadas, palestras, oficinas e a educação patrimonial, valorizando a cultura e a história de nossa cidade”.
O Museu Histórico Celso Formighieri Sperança e o Museu da Imagem e do Som estão instalados no Centro Cultural Gilberto Mayer. As visitas são acompanhadas por profissionais da área de História e o agendamento pode ser feito pelo telefone (45) 3902-1445.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.