Catedral de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, em foto de 1972.

É a principal atração turística da cidade. É o principal templo da Diocese de Santo Ângelo.

O início de suas obras data de 1929 e seu estilo lembra o templo da redução de São Miguel Arcanjo. É uma igreja de estilo revivalista, seguindo muitos dos preceitos estabelecidos pelo barroco colonial hispânico – ornamentação robusta, monumentalidade etc. Está localizada no mesmo lugar da igreja da redução de Santo Ângelo Custódio. Há no alto do pórtico imagens esculpidas em pedra grês, representando os santos padroeiros dos Sete Povos das Missões: São Borja, São Nicolau, São Luiz Gonzaga, São João Batista, São Lourenço Mártir, São Miguel Arcanjo e Santo Ângelo Custódio (Santo Anjo da Guarda).

No seu interior, abriga uma imagem em madeira de Cristo morto, de origem missioneira, em tamanho natural, datada de 1740 e esculpida em cedro.

Importante considerar, ainda, que a Catedral é o próprio símbolo da unidade dos povos missioneiros instalados no século XVI e XVII na banda oriental do Rio Uruguai, sendo uma réplica semi-fiel à igreja construída no século XVI no povoado de São Miguel Arcanjo (atualmente Município de São Miguel das Missões).

Fonte: Biblioteca IBGE

About Author
Luiz Carlos da Cruz
View All Articles
Check latest article from this author !
Vista parcial de Matelândia no século passado
Vista parcial de Clevelândia em 1957
Colono arando terra, em Capanema, no ano de 1966

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts