Cascavel sedia o 7º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, cujas inscrições já estão abertas

O Município de Cascavel sediará, nos dias 21 e 22 de novembro, o 7º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, cujas inscrições já estão abertas. Fruto de parceria entre a Rede Cidade Digital e a Prefeitura de Cascavel, por meio da Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel), o congresso é considerado o principal encontro de tecnologia direcionado para municípios do Estado.

Oficialmente lançado no dia 27 de junho, em Marialva – durante o 3º Fórum de Cidades Digitais do Noroeste Paranaense, que tratou da modernização das prefeituras da região – o Congresso Paranaense de Cidades Digitais é direcionado, principalmente, para prefeitos, gestores públicos e vereadores, com o objetivo de fomentar melhorias nos serviços prestados à população a partir de investimentos nas Tecnologias da Informação e de Comunicação.

Prefeito Inovador

Na edição 2018, realizada em Ponta Grossa, o chefe do Executivo de Cascavel recebeu o título de Prefeito Inovador 2018 e a Fundetec, o prêmio de Projeto Inovador 2018 pelo lançamento do DISS (Dispositivo Inteligente de Segurança e Serviço). Nossa cidade ganhou notoriedade com a inovação educacional e dos investimentos feitos em robótica educacional nas escolas, a tecnologia empregada na formação de alunos e professores na sala de aula, e o Projeto Criar, implantado pela Fundetec em 2018, como um espaço dentro da Fundação voltado para a formação de professores e de alunos de várias cidades da região, fazendo doe Cascavel referência em criatividade e robótica para cidades vizinhas e para o Estado.

“O evento promove a troca de experiências e facilita o acesso a diversas soluções de mercado. Pela necessidade financeira e também pela exigência do cidadão, que está cada vez mais conectado, as prefeituras têm buscado na informatização a resolução dos problemas, mas a realidade na maioria das cidades ainda é de muita burocracia e desperdício de dinheiro público pela ausência de um maior controle”, observa o diretor da RCD, José Marinho.

De acordo com ele, o Congresso de Cidades Digitais traz experiências bem-sucedidas nos municípios, incluindo modelos implantados em prefeituras de outros estados, além de uma feira de serviços tecnológicos para as prefeituras. “Traz casos reais de como a tecnologia tem agilizado e melhorado a gestão pública, independentemente do tamanho da localidade, reduzindo custos e aumentado a arrecadação municipal; mas o mais importante é um atendimento mais eficaz ao cidadão lá na ponta”, destaca Marinho.

Inscrições

Servidores públicos podem se inscrever gratuitamente no site oficial do evento, pelo endereço http://congresso.redecidadedigital.com.br/.

Também estão abertas as inscrições para o Projeto Inovador 2019, homenagem que será feita durante a sétima edição do evento. Os municípios que desenvolveram ou estão em fase de implantação de iniciativas tecnológicas também já podem fazer o credenciamento para o recebimento do título, no mesmo endereço.

O 7º Congresso Paranaense de Cidades Digitais tem o patrocínio master da CTMGEO e Inovadora; patrocínio ouro da Inova Telecom, 1DOC, Softplan e InnovaCity.

(Secom)

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.