Cascavel sedia a Audiência Pública da Cultura da região oeste

Encontro abriu espaço para o diálogo com produtores, artistas, agentes culturais e gestores municipais da macrorregião

A equipe da Superintendência Geral da Cultura da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC), chefiada pela superintendente da Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira,  esteve ontem (27) em Cascavel para a realização da Audiência Pública da Cultura no Centro Cultural Gilberto Mayer, no Teatro Municipal Sefrin Filho e na Biblioteca Pública Municipal.

O encontro buscou esclarecer dúvidas sobre programas e editais e abriu espaço para o diálogo com produtores, artistas, agentes culturais e gestores municipais da macrorregião Oeste do Paraná, com representantes de Foz do Iguaçu, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Altônia, Nova Santa Rosa, Cafezal do Sul, Palotina, Francisco Beltrão e Santa Helena.

Na ocasião foram debatidos o Profice (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura), as eleições do Consec (Conselho Estadual de Cultura) e propostas, demandas e planos de ações direcionados às áreas artístico-culturais representadas pelos participantes inscritos, orientados por especialistas da equipe da superintendência, em suas respectivas áreas.

“O foco do trabalho realizado durante as audiências é a construção de um fluxo de ações coletivas entre os municípios do Paraná, visando à transformação da realidade cultural de cada região, consolidando uma gestão participativa de otimização e definição de políticas culturais, possibilitando intervenções conjuntas e sistemáticas para uma melhor gestão cultural em todo o Paraná”, comentou Luciana Casagrande Pereira.

O secretário de Cultura e Esportes, Ricardo Bulgarelli, salientou a importância da participação mais ativa da sociedade civil em relação às questões de interesse público quanto à gestão das políticas culturais no Município e que o diálogo só é possível e profícuo quando representantes de suas setoriais estiverem organizados e voltados para os interesses culturais comuns a toda a sociedade.

Participaram do encontro, ainda, o vereador e presidente da Comissão de Cultura e Desporto da Câmara de Vereadores de Cascavel, a presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Cascavel (CMPC), Antônia Marlene Vilaca e o curador da coordenação do Sistema Estadual de Museus (COSEM), Brugnera.

(SECOM)

 

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.