Cascavel realiza programação alusiva ao ‘Dia dia do Cinema Brasileiro’

A Secretaria Municipal de Cultura, através do Circuito de Cinema de Cascavel, comemora o Dia do Cinema Brasileiro com a exibição do filme nacional “A Mulher Invisível”. A sessão será no Cine Teatro Coliseu, localizada no Centro Cultural Gilberto Mayer, nesta segunda (19), às 19h30. O evento é gratuito.
Para a coordenadora de Cinema, Patrícia Finatto, a “Sétima Arte” é uma ferramenta de aprendizagem, uma mídia educativa e de evolução do indivíduo. “O cinema é muito importante para o desenvolvimento do ser humano.  Com ele aprende-se sobre caráter, muda-se de opinião sobre determinados assuntos, adquire-se mais coragem em si mesmo, além de mostrar que os fatos do cotidiano são importantes e tem a capacidade de emocionar. Os filmes permitem ver a realidade com mais clareza e descobrir mais sobre os sentimentos e as emoções. Eles podem ainda representar uma viagem ao nosso próprio passado e uma descoberta do nosso futuro, trabalhando com a parte psicológica de cada indivíduo”, detalhou.
O Dia do Cinema Brasileiro
O Dia do Cinema Brasileiro é comemorado anualmente em 19 de Junho. Esta data homenageia a Sétima Arte produzida no Brasil, reconhecida internacionalmente.
Cinema em Cascavel
Por mais de três décadas em Cascavel, o cinema foi um dos principais entretenimentos da população.  O Cine Teatro Coliseu surgiu em 1956 e abrigava um público de 500 pessoas.  Em 1968, o Cine Teatro Coliseu tornou-se o Cine Delfim, que encerrou suas atividades em 1996, onde hoje encontra-se instalada a Igreja Universal do Reino de Deus. Cascavel também conta com salas de cinemas situadas no Cascavel JL Shopping (Av. Toledo 432) e no Shopping West Side (Av. Brasil 2962).
A Secretaria Municipal de Cultura, através da Coordenadoria de Cinema, desenvolve diversas ações gratuitas para democratizar o acesso ao cinema, proporcionando à comunidade maior contato com o universo da arte, da cultura e das emoções, dentro da proposta de democratização da cultura da gestão comanda pelo prefeito Leonaldo Paranhos.
Dentre as ações destacam-se: Circuito de Cinema de Cascavel (sessões todas as quintas-feiras às 15 horas na Sala de Cinema Lala Schneider);  Circuito de Cinema de Cascavel e o Cine SESC (sessões a cada 15 dias nas sextas-feiras às 20 horas no Cine Teatro Coliseu); Mostra de Cinema Japonês (realizada de 21 a 26 de março de 2017 no Cine Teatro Coliseu); Cinema Descentralizado (sessões nas Escolas Municipais, Estaduais e Particulares, nos CRAS, CEUS, Centro da Juventude, Casa de Cultura Zona Norte, e demais instituições interessadas);  Cinema ao Ar Livre (sessões ao ar livre em espaços públicos como estacionamento do Teatro Municipal, Praças, etc.); e o Cinema no Teatro Municipal (sessão de encerramento do ano).
Sinopse
Abandonado pela esposa, o romântico Pedro cai em depressão, até que conhece Amanda, sua nova vizinha. Ela logo se revela a mulher ideal – linda, fogosa, inteligente, que gosta de futebol e não é ciumenta – e a paixão entre os dois é instantânea. Tudo seria perfeito, não fosse por um detalhe: Amanda só existe na imaginação de Pedro.
SEGUNDA-FEIRA, 19 DE JUNHO
Local: Centro Cultural Gilberto Mayer (Rua Duque de Caxias, 379, centro)
Horário: 19h30
Filme: A Mulher Invisível
Classificação Indicativa: 14 anos.
Evento Gratuito
(Da Secom)

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.