Cascavel pode ter a primeira praça inclusiva no Lago Municipal

O prefeito Leonaldo Paranhos recebeu nesta manhã (4) a visita oficial do deputado estadual Márcio Pacheco, que está articulando no Ministério do Turismo a liberação de verba a fundo perdido no valor de R$ 680 mil para Cascavel, que poderá contemplar uma obra inédita para a nossa cidade: uma praça totalmente inclusiva.

Paranhos recebeu o deputado Marcio Pacheco na manhã de ontem

O anúncio foi feito na Sala de Reuniões do terceiro piso do Paço Municipal, em reunião da qual participaram também representantes da Apae (Associação de Pais de Amigos dos Excepcionais); da Amac (Associação de Mães de Autistas de Cascavel); da Associação Olhar Down; da Acas (Associação Cascavelense de Amigos de Surdos) e do Paradesporto de Cascavel, todas entidades que anseiam por um local que contemple a acessibilidade. “Pensamos num local perfeitamente planejado e construído que possa ser referência e modelo perfeito de inclusão, que contemple todas as deficiências”, detalhou o deputado.

Paranhos disse que “a cidade pertence a todos nós e que Cascavel se ressente da falta histórica de acessibilidade”, por isso recursos que possam auxiliar no avanço dessas conquistas são muito bem-vindos. Durante a reunião discutiu-se vários locais que sejam apropriados para se implantar a praça idealizada para elaborar um projeto e pleitear esta verba; chegou-se à conclusão que o Lago Municipal tem o cenário mais apropriado, uma vez que oferece também contato direto com o meio ambiente e sentimento de pertencimento ao espaço.

Com o aceite do Município pela proposta, o próximo passo é a Divisão de Captação de Recursos da Secretaria de Planejamento e Gestão cadastrar a proposta no Ministério do Turismo até o dia 8 de junho e trabalhar para que Cascavel possa conquistar o recurso, desenvolvendo o plano de trabalho. Paralelamente, será buscada parceria com as universidades para elaborar o projeto arquitetônico e, assim, garantir o montante necessário.

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.