Cascavel Mais Humana: Alunos lançam livro sobre proposta de atuação do prefeito

Lançamento da “obra” será nesta sexta-feira, às 19 horas, no Ceavel

“Nestes versos tão singelos eu pergunto sem suspense, quem é esse povo? Quem? Quem é o cascavelense?”. Escolhi os versos da professora Rosimeyre Ferro Rocha para começar este texto. Não só porque ela é idealizadora deste projeto tão bonito do qual irei falar, mas também porque a pergunta é bastante interessante e difícil de responder, por isso repito “Quem é o cascavelense?”. Confesso que pela subjetividade da pergunta não consigo responder, afinal o cascavelense não é apenas uma pessoa, mas são mais de 300 mil. Por isso resolvi falar de poucos, apenas cinco, para ser mais exata. E se depender desta turminha, que representam outros 19 pequenos cascavelenses, o futuro da cidade está em boas mãos.

Letícia Fogaça Lisboa, Maisa Schuersovski Palhano, Valentina Vitoria Girardi, Marco Aurélio Gasparini Godoi e Bianca Ribeiro Guimarães, todos com idade entre seis e sete anos, alunos do 2º C da Escola Municipal Diva Vidal, do Jardim Maria Luiza. Eles e os demais coleguinhas da turma, incentivados pela professora Rosemeyre, a autora dos versos que abrem o texto, trabalharam por vários meses o tema “Cascavel mais Humana”. E o trabalho ficou tão bem feito, que virou livro.

A professora conta que há um bom tempo costuma trabalhar a fundo determinado assunto e finalizar a série de atividades com a edição de livros como forma de incentivar seus alunos e resolveu que falaria sobre uma cidade mais humana depois de ouvir uma fala do prefeito Leonaldo Paranhos relatando o desejo de trabalhar para uma Cascavel mais Humana. “Eu percebi que aquela fala tinha tudo a ver com o nosso Currículo, que até tem uma citação de Leontiev, que explica que quanto mais um indivíduo se apropria do conhecimento, mais ele se humaniza”, conta Rosemeyre.

O trabalho foi tão rico, que foi possível trabalhar praticamente todas as disciplinas dentro de um único assunto. “Eu trabalhei geografia, quando nós debatíamos sobre os lugares que as crianças mais gostam em Cascavel; em matemática nós produzimos gráficos para determinar quantos gostavam de determinada coisa ou lugar relacionado à cidade; eles produziram textos, que foram reestruturados coletivamente e ainda fizeram desenhos imagéticos sobre os textos que foram escritos”, relata orgulhosa, lembrando que a evolução da turma toda em termos de leitura e escrita foi notória.

E por falar nos nossos pequenos autores, o trabalho foi levado tão a sério que há um bom tempo a turma do 2º C, os pais desta galerinha e muitos profissionais da escola estão empenhados na organização de uma bela cerimônia para o lançamento do livro. A Vitória conta que tem se dedicado muito por estes dias. “Eu tenho ensaiado bastante, até em casa eu estou ensaiando”. A Maisa disse que a mãe ficou bastante orgulhosa de saber que a sua pequena vai lançar um livro. O Marco Aurélio disse até que pensa em escrever mais livros e a Bianca contou que não vê a hora de mostrar o livro para a família, uma surpresa que ela está preparando.

Dá até para imaginar o que está sendo preparado para a noite de sexta-feira (4). Com a ajuda da professora Rosemeyre os alunos prepararam até um cerimonial, que será apresentado por um aluno e uma aluna da turma. A professora lembra que é importante enaltecer a participação dos pais, que ajudaram, e muito, para a realização do evento. “Os pais se juntaram e levantaram o valor para a gráfica, ajudaram a conseguir patrocínio. A participação deles foi fantástica, nunca nenhuma comunidade participou tanto assim”, relata.

“Uma Cascavel mais Humana” – Lançamento
O Lançamento do Livro “Uma Cascavel Mais Humana” será nesta sexta-feira (4), às 19 horas, no Ceavel (Centro de Aperfeiçoamento do Servidor Municipal de Cascavel).

(SECOM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.