Cascavel consegue manter geração de empregos em alta

Os números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, mantiveram Cascavel como um dos principais municípios geradores de empregos no Paraná. Cascavel fechou o primeiro semestre com saldo de 1.416 postos de trabalho com carteira assinada. Entre janeiro e junho de 2017, foram 24.992 contratações contra 23.576 desligamentos. O município de Pato Branco ficou em primeiro lugar com 1.474 vagas geradas no primeiro semestre. Cascavel ainda ficou na frente de cidades como Maringá (1.374 vagas), Palotina (1.146 vagas) e Apucarana (982 vagas).
No fechamento do mês de junho, os números mostram ligeiro recuo nos principais setores da economia. Na construção civil, foram 317 contratações e 533 desligamentos, com saldo de -216. No comércio, apesar das 1.044 novas contratações, foram 1.135 demissões, com saldo de -91 para junho. Já o setor de serviços apresentou 1.185 contratações contra 1.355 demissões e um saldo de -167 vagas.
No setor agropecuário o saldo foi positivo: 113 contratações, 99 desligamentos e um saldo de 14 vagas.  Na indústria da transformação, equilíbrio: 839 contratações, 822 demissões e saldo de 16 vagas.
Equilíbrio
Para o prefeito Leonaldo Paranhos, Cascavel manteve sua condição de geração de empregos graça ao equilíbrio entre as ações de governo e também a visão empreendedora e administrativa da classe empresarial de Cascavel. “Precisa ser uma ação conjunta. Enquanto o governo municipal faz a sua parte em promover os incentivos necessários e melhorar o relacionamento dos empresários com o poder público, os empresários também estão buscando alternativas para manterem suas atividades com viabilidade e até novas perspectivas de crescimento, mesmo diante deste cenário que, sem dúvida é preocupante”, completou.
No início da noite desta sexta-feira (21), no auditório do Senac, Paranhos participou do lançamento do Projeto de Revitalização do Comércio da Região Central de Cascavel que, inicialmente, deve atingir 250 empresas no trecho entre as ruas Barão do Cerro Azul e Sete de Setembro. “É em momentos como o que estamos atravessando que as parcerias como a que está sendo acontecendo entre a Prefeitura, a Fecomercio e o Sebrae, nos dá a certeza que vamos seguir avançando. Revigorando a área central de Cascavel, com toda certeza, a economia local vai ficar mais aquecida e isso vai reverter em novas oportunidades de negócios e empregos para nossa cidade”, completou.

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.