Cantagalo internará pacientes em Laranjeiras
A partir desta sexta-feira (1º), pacientes de Cantagalo quem dependerem de internamento hospitalar terão que enfrentar uma verdadeira via crucis.

Com o fechamento do Hospital e Maternidade Santo Antonio, as AIHs (Autorizações de Internamento Hospitalar) que o Município tem direito serão destinadas aos hospitais de Laranjeiras do Sul.
Para amenizar a situação, o prefeito Jair Rocha anunciou que a unidade de saúde construída onde era antiga Asserv começará atender em horário estendido até às 23h já a partir desta sexta-feira.
Até esse horário haverá médico de plantão, mas durante a madrugada ficarão apenas um enfermeiro, um técnico em enfermagem e motoristas de ambulância para transportar o paciente até Laranjeiras do Sul.
“Vamos fazer o uso dessa nova unidade para oferecer a nossa população um atendimento melhor”, disse Jair no informativo da prefeitura, que é publicado na página oficial do Município no Facebook.
Segundo o prefeito, o enfermeiro de plantão estará apto para avaliar se o paciente precisa ser levado até um hospital em Laranjeiras ou se poderá agendar o atendimento na própria unidade para a manhã seguinte.
O problema está nos casos mais graves, que exigem atendimento de alta complexidade. Neste caso o paciente será encaminhado até a unidade hospitalar de Laranjeiras, que acionará o sistema de leitos para encaminhá-lo até o Hospital São Vicente, em Guarapuava.
O tempo dos deslocamentos em casos graves pode ser fundamental para salvar ou não a vida de um paciente.
Sem prejuízo
Jair garantiu que a população não será prejudicada e voltou a ressaltar que o problema do fechamento do Hospital Santo Antonio nada tem a ver com o Município, já que a instituição é particular. “Nós não podemos interferir na decisão que eles tomaram”, afirmou.
A nova unidade, segundo o prefeito, será equipada em breve com um aparelho de raios-X e outro eletrocardiograma.
Assista aqui a entrevista do prefeito