Cantagalo internará pacientes em Laranjeiras

A partir desta sexta-feira (1º), pacientes de Cantagalo quem dependerem de internamento hospitalar terão que enfrentar uma verdadeira via crucis.

Hospital Santo Antonio fechará as portas após 40 anos de atendimento

Com o fechamento do Hospital e Maternidade Santo Antonio, as AIHs (Autorizações de Internamento Hospitalar) que o Município tem direito serão destinadas aos hospitais de Laranjeiras do Sul.

Para amenizar a situação, o prefeito Jair Rocha anunciou que a unidade de saúde construída onde era antiga Asserv começará atender em horário estendido até às 23h já a partir desta sexta-feira.

Até esse horário haverá médico de plantão, mas durante a madrugada ficarão apenas um enfermeiro,  um técnico em enfermagem e motoristas de ambulância para transportar o paciente até Laranjeiras do Sul.

“Vamos fazer o uso dessa nova unidade para oferecer a nossa população um atendimento melhor”, disse Jair no informativo da prefeitura, que é publicado na página oficial do Município no Facebook.

Segundo o prefeito, o enfermeiro de plantão estará apto para avaliar se o paciente precisa ser levado até um hospital em Laranjeiras ou se poderá agendar o atendimento na própria unidade para a manhã seguinte.

O problema está nos casos mais graves, que exigem atendimento de alta complexidade. Neste caso o paciente será encaminhado até a unidade hospitalar de Laranjeiras, que acionará o sistema de leitos para encaminhá-lo até o Hospital São Vicente, em Guarapuava.

O tempo dos deslocamentos em casos graves pode ser fundamental para salvar ou não a vida de um paciente.

 

Sem prejuízo

Jair garantiu que a população não será prejudicada e voltou a ressaltar que o problema do fechamento do Hospital Santo Antonio nada tem a ver com o Município, já que a instituição é particular. “Nós não podemos interferir na decisão que eles tomaram”, afirmou.

A nova unidade, segundo o prefeito, será equipada em breve com um aparelho de raios-X e outro eletrocardiograma.

Assista aqui a entrevista do prefeito

 

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.