Cantagalo: Ideb municipal atinge meta de 2019

As escolas municipais de Cantagalo surpreenderam e conseguiram atingir a meta do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que estava projeta para 2019.

Escolas municipais de Cantagalo conseguiram atingir a meta do Ideb

Os números divulgados nesta segunda-feira (3) pelo Ministério da Educação (MEC) são referentes a 2017, quando a meta geral estabelecida para as escolas municipais era 5.0, mas a nota chegou a 5.4, acima do que está projetado para 2019, que é de 5.3.

Das seis escolas municipais, quatro conseguiram superar a meta. A nota mais alta foi para a Escola Municipal Francisco Leal dos Santos, que atingiu 5.8. Depois aparece as escolas Irineu Mendes Machado (5.4), Matheus Paulino da Rocha (5.2) e Castro Alves (4.9).

A única escola que não conseguiu a meta estipulada para 2017 foi a Gabriel Kluska, que somou 4.7 e a projeção era para ficar em 5.3.

Já a Escola Municipal Otávio Muzzolon  não participou ou não atendeu os requisitos necessários para ter o desempenho calculado.

 

Negativo

O lado negativo ficou por conta do ensino na rede estadual que projetava nota 5.0, média para os três colégios, mas alcançou apenas 4.5.

Apenas o Colégio Professora Elenir Link  atingiu o Ideb projetado superando inclusive a meta de 2019. A instituição de ensino teve nota 4.6 quando o projetado para o ano passado era de 4.2 e para 2019 a meta é de 4.4.

O Colégio Olavo Bilac pela terceira vez consecutiva não consegue atingir a meta. Os números mostram nota de 4.4 quando deveria ser 5.0.

Já o Colégio Estadual do Cavaco atingiu 4.2, mas a meta era 5.7.

 

O Ideb

Divulgado hoje (3) pelo Ministério da Educação (MEC), o Ideb é o principal indicador de qualidade da educação brasileira. O índice avalia o ensino fundamental e médio no país, com base em dados sobre aprovação nas escolas e desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O resultado do Saeb foi divulgado na semana passada pelo MEC.

Desde a criação do indicador, em 2007, foram estabelecidas diferentes metas (nacional, estadual, municipal e por escola) que devem ser atingidas a cada dois anos, quando o Ideb é calculado. O índice vai de 0 a 10. A meta para o Brasil é alcançar a média 6 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.