Cantagalo: conheça os municípios que estão na frente no voleibol

Cantagalo é sede regional dos Jojups (Divulgação)

As partidas de voleibol feminino e masculino já acontecem no 10º município desde o último sábado (15), sendo as disputas do feminino chaves únicas, com quatro equipes na disputa. Já o masculino possui duas chaves, sendo a primeira com quatro equipes e a segunda com três.

Por disputarem chave única, as partidas de voleibol feminino terminam nesta segunda-feira (17), com jogos durante todo o dia. Já a semi final do voleibol masculino vai acontecer na terça-feira (18), e a final será na quarta-feira (19), logo pela manhã.

Márcio Luiz Luft, coordenador da arbitragem de vôlei, conta que o fato deste esporte estar presente durante várias competições acaba ressaltando o trabalho feito pelo Estado, professores, municípios e atletas, além de claro, dando mais visibilidades a própria modalidade. “As disputas dão mais oportunidade aos atletas de vivenciarem, jogarem e conhecerem novas pessoas, além de permitir a descoberta de novos talentos no esporte”, ressalta o Luft.

Na manhã de domingo (16), duas equipes do voleibol feminino se enfrentaram em quadra. Ás 9h30, Bituruna e Pinhão disputaram dois sets, no qual as biturunenses saíram vitoriosos de ambos, vencendo de 25 x 14 e 25 x 8.

As meninas de General Carneiro e União da Vitória entraram em quadra logo em seguida, colocando o ginásio para cima em um jogo disputado. No primeiro set, General Carneiro venceu União da Vitória com o placar de 25 x 15. No segundo, com uma torcida ainda mais animada assistindo a disputa, as palmas e gritos não cessavam. Mesmo com a garra e união das meninas de União da Vitória, General Carneiro acaba levando o set por 25 x 18.

Voleibol masculino

Equipe masculina de Cantagalo (Divulgação)

A tarde foi a vez dos meninos entrarem na quadra do Ginásio do Colégio Estadual Professor Elenir Linke. A primeira partida, que foi disputada entre Quedas do Iguaçu e São Mateus do Sul terminou em 25 x 14 no primeiro set para os quedas-iguaçuenses. O segundo set ficou em 25 x 16 também para Quedas do Iguaçu.

Ás 15h, Pinhão e Laranjeiras do Sul começam a jogar. Tanto no primeiro quanto no segundo set, Pinhão saiu vitorioso, sendo no primeiro set de 25 x 9 e no segundo 25 x 11.

O último jogo do dia foi disputado pelo time da casa, Cantagalo, e o município de Cruz Machado. Os cantagalenses estavam estreando não só na quadra, mas no Jogos da Juventude do Paraná, participando pela primeira vez da competição. Na quadra, muitos moradores da cidade vieram assistir ao jogo, vibrando e gritando o nome da cidade durante a partida, deixando o time ainda mais entusiasmado. Mas, a torcida era grande também para Quedas do Iguaçu, que não se deixou abater com os gritos de guerra do time da casa.

Para o professor e representante do time de Cantagalo, Cleber Mandelcao, é satisfatório ver os meninos crescendo e começando agora a representar o município de Cantagalo. “Começamos a treinar há dois meses, e o desempenho tem sido razoável, principalmente por eles estarem participando pela primeira vez da disputa. Tentaremos manter a participação nas competições, disputando não só essa, mas outras etapas com muito mais treino e desempenho”, finaliza Mandelcao.

O jogo, que ficou em 25 x 17 para Quedas do Iguaçu no primeiro set, deu um gás a equipe de Cantagalo, que por pouco não conseguiu virar o jogo no segundo set. A partida terminou, novamente, com vitória de Quedas do Iguaçu, com o placar de 25 x 23.

Pontuação

No feminino, até agora, Bituruna, possui duas vitórias, já General Carneiro e União da Vitória possuem uma vitória, e Pinhão duas derrotas. As finais, que acontecem amanhã, definirão o campeão da rodada.

No masculino, duas chaves disputam o JOJUPs. No grupo A, Pinhão segue com duas vitórias, Quedas do Iguaçu também ganhou duas vezes e São Mateus e Laranjeiras do Sul ficaram com duas derrotas. No grupo B, União da Vitória possui duas vitórias. Já Cruz Machado e Cantagalo possuem duas derrotas.

Primeiros jogos – sábado (15)

No sábado, cinco disputas aconteceram no Ginásio do Colégio Estadual Professor Elenir Linke, em Cantagalo. Confira abaixo os resultados:

General Carneiro x Bituruna feminino
1º set: 27 x 25 para General Carneiro
2º set: 25 x 27 para Birutuna
3 setº: 15 x 17 para Bituruna
Resultado: 2 x 1 para Bituruna

Pinhão x União da Vitória feminino
1º set: 11 x 25 para União da Vitória
2º set: 10 x 25 para União da Vitória
Resultado: 2 x 0 para União da Vitória

Pinhão x São Mateus do Sul masculino
1º set: 25 x 8 para Pinhão
2º set: 25 x 4 para Pinhão
Resultado: 2 x 0 para Pinhão

Cruz Machado x União da Vitória masculino
1º set: 11 x 25 para União da Vitória
2º set: 20 x 25 para União da Vitória
Resultado: 2 x 0 para União da Vitória

Quedas do Iguaçu x Laranjeiras do Sul masculino
1º set: 25 x 12 para Quedas do Iguaçu
2º set: 25 x 8 para Quedas do Iguaçu
Resultado: 2 x 0 para Quedas do Iguaçu

Os Jogos da Juventude do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e Turismo, com apoio do município do município de Cantagalo.

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.