Aulas na Rede Municipal recomeçam nesta quinta-feira

Escola sendo preparada para receber os alunos (Divulgação/Secom)

As crianças de escolas municipais e Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) de Cascavel retornam nesta quinta-feira (20) às salas de aula, mas professores e servidores já voltaram há alguns dias e se engana quem pensa que os dias sem aluno são de descanso. Durante os dias de preparação para o retorno dos alunos muita gente literalmente colocou a “mão na massa” para melhorar o ambiente escolar, muitos utilizaram até mesmo o período das férias para a realização destes serviços.

Na Escola Municipal Romilda Ludwig Wiebbeling, localizada na Estrada Rio da Paz, uma verdadeira “força-tarefa” foi montada e, com a ajuda dos servidores e das famílias dos alunos, muita coisa foi feita como troca de pisos (os velhos ‘taquinhos’ foram substituídos por cerâmica), pintura e até a ampliação do laboratório de informática, que contou com a mão de obra do próprio instrutor de informática, Gilberto Antônio de Jesus. “O objetivo é aproveitar as duas semanas de férias, contando com três finais de semana e com a graça de Deus e a ajuda da comunidade nós iremos concluir”, afirmou a diretora Irene Pereira de Souza em uma das transmissões ao vivo que fez para a comunidade durante os dias de trabalho.
Os preparativos para a volta às aulas também movimentaram a Escola Municipal Profª Dilair Silvério Fogaça. A equipe caprichou na decoração para a volta às aulas e na pintura das estruturas de ferro que estavam enferrujadas, trazendo um colorido a mais nos pilares da escola.
Na Escola Profª Maria dos Prazeres Neres da Silva, do Jardim União, também foi feito muita coisa nos dias que antecederam a volta dos alunos. Os banheiros foram pintados trocadas as portas de madeira por portas de metal, também foram pintadas salas de aula, trocado o piso de uma das salas, troca de luminárias do Ginásio e ainda foi executada pintura da área externa do pátio.
No interior, as comunidades da Escola Tomaz Antonio Gonzaga, de Jangada Taborda, e da Escola São Francisco de Assis também fizeram importantes intervenções em suas estruturas com pequenas reformas gerais e pintura. Na Antonio Gonzaga foram adequadas salas de aula, colocação de grelhas no pátio para facilitar o escoamento da água da chuva, pintura de bancos na parte externa e plantio de mudas.
Há ainda as escolas que já estavam passando por alguma reforma antes das férias e seguiram com os trabalhos no recesso escolar. É o caso das Escolas Dulce Andrade Siqueira Cunha, Francisco Vaz de Lima e Juscelino Kubitschek, sendo que nesta escola, por conta do fechamento de muitas fossas, após a ligação de esgoto, o retorno acontece somente na segunda-feira (24).
Cmeis
Nos Cmeis o trabalho foi tão intenso quanto nas escolas e a mobilização das equipes garantirá que o retorno “festivo” aos pequeninos. Isso por que os esforços se concentraram principalmente nas pinturas lúdicas nas paredes e nos pisos externos, tudo para que os Cmeis sejam locais ainda mais atrativos para a criançada.
O Cmei Prof. Miguel Liba, do Loteamento Tio Zaca, que já é conhecido por ser um espaço que trabalha muito a ludicidade, a equipe focou nas pinturas de animais nas paredes e na decoração do pátio, deixando tudo muito colorido. O destaque nas mudanças feitas no período de férias vai para o pequeno palco com arquibancada, presente nos Cmeis Proinfância, que no Miguel Liba ganhou ares de oceano, todo pintado de azul e até com peixinhos e polvo desenhados no fundo.
Da mesma forma os Cmeis Gracinda Rocha, Nilce Leite Sperança, Profª Aracy Lopes Pompeu, Profª Alzira Pires Stocker e Izídio Domingues de Oliveira, também esbanjaram criatividade nas pinturas, principalmente a pintura dos pisos externos, onde foi possível trabalhar temas pedagógicos, como as cores primárias e as formas geométricas, além de transformar as pinturas em brincadeiras como a “amarelinha”.

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.