Audiência debate adicional para agentes de saúde e endemias
O legislativo cascavelense promove na próxima quarta-feira (05), às 19h, um debate sobre a inserção do adicional de insalubridade para os cargos municipais de agentes comunitário de saúde e agentes de combate a endemias. A audiência foi convocada pelos vereadores Romulo Quintino (PSL), Policial Madril (PMB) e Josias de Souza (PTC).
Cascavel tem hoje 152 agentes de endemias e 198 agentes comunitários de saúde. Os servidores pedem o adicional de insalubridade, em razão do tipo de trabalho desempenhado, definido pela Constituição Federal como “adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas”. Na audiência, os servidores serão representados pelo presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Cascavel (Sismuvel), Ricieri D’Estefani Jr.
Já o município alega que são tomadas todas as medidas de proteção necessárias no trabalho dos agentes e que fiscalizações constantes acontecem. Em nome do município, vêm à audiência os responsáveis pela Vigilância Sanitária de Saúde, pela Secretaria de Saúde e Administração e pelo departamento de Recursos Humanos.
O agente de combate a endemias vistoria residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos, faz aplicação de larvicidas e inseticidas, orienta quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas, atividades fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas, leishmaniose e malária, por exemplo.
O agente comunitário de saúde trabalha na atividade de prevenção de doenças e promoção da saúde, através de ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas conforme as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor local.
(Assessoria da Câmara)