Assistência Social inicia 12ª Conferência nesta quinta-feira, na Unipar

Começa nesta quinta-feira (27) e continua na sexta-feira (28), na Unipar, a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social que, neste ano, tem como tema a “Garantia de Direitos no fortalecimento do Suas (Sistema Único de Assistência Social)”. Amanhã (27) a conferência será realizada das 13h30 às 17h30. O encontro recomeça na sexta, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30.
Na primeira tarde haverá credenciamento dos delegados do segmento “entidades e organizações de Assistência Social e dos delegados representantes do governo para eleição para participar na 12ª Conferência Estadual de Assistência Social, seguida de assembleia dos segmentos para a eleição das entidades e organizações de Assistência Social, trabalhadores do setor, usuários e de organizações de usuários para o Conselho Municipal de Assistência Social para a gestão 2017/2019 e eleição dos delegados do segmento “entidades e organizações” de Assistência Social e dos delegados representantes do Governo para a 12ª Conferência Estadual de Assistência Social.
No segundo dia, sexta-feira (28), às 9h30, evento contará com a palestra magna da assistente social e professora do curso de Serviço Social da PUC-PR, Márcia Terezinha de Oliveira.
Quatro eixos
Nesta edição serão trabalhados quatro eixos. O primeiro enfoca “A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais”. O segundo eixo dá destaque à “Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no Suas”, enquanto que o terceiro enfatiza o “Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais”. “A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais” é o tema do quarto eixo.
Os delegados que participarão do encontro foram indicados nas pré-conferências realizadas durante o mês de junho. São esperadas mais de 300 participantes, representantes de entidades governamentais e não governamentais, entidades, organizações, trabalhadores e usuários do Suas, convidados e observadores.
Programação
Dia 27 – Quinta-feira
13h às 13h30 – Credenciamento
13h30 às 14h15 – Abertura Oficial
Apresentação cultural: Poesias relacionadas à música “Que país é esse”, proferidas pelas crianças atendidas pela Praça CEU.
Composição da Mesa de Autoridades.
Execução do Hino Nacional.
14h15 às 14h45 – Leitura e aprovação do Regimento.
13h às 15h–Credenciamento dos Delegados do Segmento Entidades e Organizações de Assistência Social e dos delegados representantes do Governo para eleição para participar na XII Conferência Estadual de Assistência Social.
15h às 16h30 – Assembleia dos Segmentos para a eleição das entidades e organizações de Assistência Social, trabalhadores do setor, usuários e de organizações de usuários para o Conselho Municipal de Assistência Social, gestão 2017/2019.
– Eleição dos delegados do Segmento Entidades e Organizações de Assistência Social e dos delegados representantes do Governo para a 12ª Conferência Estadual de Assistência Social, sendo 01 vaga titular e seu respectivo suplente para governamental e 1vaga titular e seu respectivo suplente para Entidades.
16h30 às 17h – Encerramento e Coffee Break.
Dia 28 – Sexta-feira
 8h às 08h30 – Credenciamento e Coffee Break
08h40 às 09h30 – Apresentação da Política de Assistência Social em Cascavel.
09h30 às 11h30 – Palestra com o tema da Conferência: “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Suas”. Palestrante: Márcia Terezinha de Oliveira.
11h30 às 12h – Debate.
12h – Intervalo para o almoço (Local: Clube Comercial).
13h30 às 14h45 – Trabalhos em Grupos Temáticos.
Grupo 1: Eixo 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.
Grupo 2: Eixo 2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no Suas.
Grupo 3: Eixo 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.
Grupo 4: Eixo 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
14h45 às 16h – Plenária Final:
– Referendo da composição dos segmentos da sociedade civil para o Conselho Municipal de Assistência Social, gestão 2017/2019;
– Referendo dos delegados da sociedade civil e do governo para participar na XI Conferência Estadual de Assistência Social (1 Governamental e 1 Entidades).
– Leitura e aprovação das propostas levantadas nas Pré-conferências de Assistência Social a partir das prioridades definidas pelos Grupos Temáticos;
– Apreciação e deliberação das moções (se houver) que obtiverem um total de no mínimo 20% de assinaturas dos participantes da XII Conferência Municipal de Assistência Social.
17h30 – Encerramento e Coffee Break.
    (SECOM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.