Após interdição, Saúde inicia distribuição de novos hormônios do crescimento

Depois da interdição cautelar de todos os lotes do hormônio de crescimento Biomatrop® 4 UI (Somatropina) pelo Centro Estadual de Vigilância Sanitária na semana passada (20), a Secretaria de Estado da Saúde adquiriu a Somatropina de outro laboratório para substituir os medicamentos interditados. A distribuição começou nesta segunda-feira (26) e até o fim desta semana será entregue a todas as regionais de saúde do Estado.

“Cerca de 30 pacientes apresentaram processos alérgicos, então, tomamos uma medida preventiva para evitar que os mais de 2 mil pacientes que recebem o hormônio pelas farmácias do Governo do Estado também tenham a mesma reação adversa”, explica o diretor do Centro Estadual de Vigilância Sanitária, Paulo Costa Santana. Os pacientes serão avisados sobre a data para retirar os novos medicamentos. No momento da retirada, é necessário levar o medicamento anterior para que seja feita a devolução.

A compra emergencial substitui a Somatropina 4 UI produzida pelo laboratório Aché-Biosintética. Atualmente, 3.378 pessoas fazem uso contínuo de Somatropina no Estado através do Sistema Único de Saúde (SUS). Do total de pacientes que recebem o hormônio de crescimento nas farmácias estaduais, 2.256 utilizam o Biomatrop® 4 UI, e 1.122 a Somatropina 12 UI. Estes últimos não precisaram interromper o tratamento.

Os pacientes devem aguardar a comunicação da Farmácia do Paraná para a retirada do novo hormônio, que deve ocorrer entre esta e a próxima semana, de acordo com cada Regional de Saúde. Em caso de dúvidas podem procurar a Ouvidoria Geral da Saúde pelo telefone 0800 644 4414 ou pela internet clicando no link da Ouvidoria na página www.saude.pr.gov.br

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.