Após exposição polêmica, Igreja Batista encerra conta no Santander
A Igreja Batista do Bacacheri (IBB), em Curitiba, decidiu encerrar sua conta no Banco Santander após a polêmica exposição artística em Porto Alegre que fazia apologia à zoofilia, pedofilia e debochava da fé cristã.
Em comunicado postado nas redes sociais, a igreja informou que o fechamento da conta foi devido “aos últimos acontecimentos vinculados ao Banco Santander” e disse que os membros poderão continuar depositando suas ofertas e dízimos nas contas de outros bancos.
Os membros aprovaram a decisão da igreja e teceram comentários elogiando a IBB. “Sabia que a igreja não iria decepcionar. IBB dando exemplo”, escreveu Paulo Marcondes. “Parabéns! Eu não tenho mas se tivesse também faria o mesmo!”, postou Vanessa Ceschin. “Sou católico, venho nesta pagina dar parabéns pela iniciativa”, disse Edilson Morais.
museu do Santander Cultural, em Porto Alegre, foi fechado e a exposição em cartaz, denominada Queermuseu, foi cancelada, no domingo (10), após protestos registrados nas redes sociais e no interior da exposição nos últimos dias.
Em comunicado no Facebook, a instituição afirmou que “o objetivo do Santander Cultural é incentivar as artes e promover o debate sobre as grandes questões do mundo contemporâneo, e não gerar qualquer tipo de desrespeito e discórdia”. A exposição entrou em cartaz no dia 15 de agosto e ficaria até o dia 8 de outubro.
Um quadro chama a atenção por retratar zoofilia em uma exposição voltada para estudantes. Na imagem, é possível observar duas pessoas transando com uma cabra ao lado de três homens protagonizando uma cena de sexo oral.