O edifício que abrigava o antigo Tribunal do Júri do Rio de Janeiro foi originalmente encomendado em 1819 por D. João VI ao arquiteto Grandjean de Montigny. Inaugurado em 13 de maio de 1820 como a primeira Praça do Comércio, o prédio foi transformado em Alfândega em 1824 por D. Pedro I, função que exerceu até 1944. Posteriormente, serviu até 1952 como depósito dos arquivos do Banco Ítalo-Germânico e, de 1956 a 1978, foi a sede do II Tribunal do Júri.

Tombado em 1938 pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (atual IPHAN), em 1984 deu início o projeto para a criação da Fundação Casa França-Brasil. Sob a liderança de Darcy Ribeiro, então Secretário de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, recursos brasileiros e franceses foram combinados em 1985 para restaurar o edifício e resgatar suas linhas arquitetônicas originais, projetadas por Montigny.

As etapas de restauração e criação do centro cultural se estenderam pela década de 1980, culminando na inauguração da Casa França-Brasil em 29 de março de 1990.

Foto feita em meados do século passado

|| Fonte: Biblioteca IBGE

 

AUXILIE O BOA NOITE HISTÓRIA!
Se você gosta das publicações históricas das cidades brasileiras, você pode auxiliar nosso trabalho de pesquisa e divulgação. Você pode contriubir para ampliarmos nosso acervo do site com milhares de fotos. A cada R$ 10 em contribuição, colocaremos um anúncio da sua empresa ou serviço em uma das páginas com fotos de cidades do seu Estado. Chave pix 45999978994 (Luiz Carlos da Cruz). Envie o comprovante com a arte publicitária da sua empresa para o whatsappa desse mesmo número de telefone da chave pix. Você também pode contribuir com imagens históricas de sua cidade enviando com um pequeno texto para o e-mail jornalismo.vida@gmail.com

About Author
Luiz Carlos da Cruz
View All Articles

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts