“Agosto Dourado” começa nesta quarta, com ampla programação em Cascavel

Pelo segundo ano consecutivo a nossa cidade dedica o mês de agosto à campanha Amamentar Vale Ouro, que incentiva e promove o aleitamento materno

Por Secom

Será aberta oficialmente nesta quarta-feira (1), às 16 horas, no auditório da Univel, a Campanha Agosto Dourado – Amamentar Vale Ouro. Pelo segundo ano consecutivo a nossa cidade participa das atividades que durante todo este mês que se inicia estimulam o aleitamento materno, este ano com o tema da Semana Mundial “Amamentação – alicerce da vida”.

“Em um mundo cheio de desigualdades, crises e pobreza, a amamentação é o alicerce da boa saúde ao longo da vida para crianças e mães, pois melhora os indicadores de mortalidade, os efeitos sobre a saúde infantil, o capital humano em curto e longo prazo, reduz a probabilidade de câncer de mama e ovário”, detalha o secretário de Saúde, Rubens Griep.

Várias atividades foram organizadas pelas tutoras da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil da Secretaria de Saúde de Cascavel, que apoiam esta causa e mostram a importância da campanha. Em preparação às atividades alusivas ao mês Agosto Dourado, no dia 26 de julho foi realizada capacitação de atualização para agentes comunitários de Saúde do Município, abordando o tema Aleitamento materno e introdução alimentar infantil na visita domiciliar.

Sobre a Campanha
A Campanha Agosto Dourado foi instituída pela Lei Federal nº 13.435, de 12 de abril de 2017 e foi oficialmente aprovada no calendário municipal de eventos do Município de Cascavel por meio da Lei Municipal nº 6.735 de 2017.

Programação
De 2 a 31 de agosto – Jogo “Trilha Didática da Amanentação” – uma atividade lúdica referente aos benefícios e à importância do aleitamento materno para mães e bebês – ficará em exposição para a população interagir, no Shopping JL de Cascavel.

4 de agosto – Sábado – 14 horas – 2º Encontro Amamentar Vale Ouro, no Lago Municipal: evento voltado à população de Cascavel, principalmente mães que amamentam, com diversas atividades: Yoga; Música ao vivo; Peça teatral de stand up Internacional “O Desabafo da Teta”; Como usar faixa – técnica Canguru; Foto do Mamaço; Massagem; Cama elástica; Pintura de rosto; Contação de histórias para crianças; Orientações sobre engasgo; Diversas orientações sobre aleitamento e alimentação; Aferição de pressão arterial; distribuição de mudas de plantas, entre outras atividades.

6 a 31 de agosto – 2ª Mostra Fotográfica Amamentar Vale Ouro – Exposição na Câmara de Vereadores.

1 a 31 de agosto – Orientações sobre aleitamento materno em salas de esperas e reuniões de grupos nas Unidades de Saúde.

Benefícios da amamentação
Uma alimentação saudável se inicia com o aleitamento materno, que nutre a criança adequadamente nos primeiros seis meses de vida. E, de forma complementar, até os dois anos ou mais.

O leite materno reduz mortes infantis e é nutricionalmente completo, sendo superior às fórmulas industrializadas de leites infantis. Crianças que são amamentadas por mais tempo têm melhor desenvolvimento intelectual, o que pode melhorar o desempenho escolar e, a longo prazo, aumentar a renda. Com o leite humano, o bebê fica protegido de infecções, diarreias e alergias, cresce com mais saúde, ganha peso mais rápido e fica menos tempo internado.

O aleitamento materno também diminuiu o risco de doenças como hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. O benefício também se estende à mãe, que perde peso mais rapidamente após o parto e ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, o que diminui risco de hemorragia e anemia. Além disso, a cada ano que uma mãe amamenta, o risco de desenvolvimento de câncer de mama é reduzido.

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.