“Ação Bafômetro”: Cettrans e Guarda Municipal realizam ação educativa

Ações educativas conduzidas pela Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) têm sido constantes buscando trazer novo e mais consciente comportamento no trânsito de Cascavel. Exemplo disso é a “Ação Bafômetro”, realizada pela equipe de Educação e Agentes de Trânsito da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) com o apoio da Guarda Municipal. A ação acontece em bares de Cascavel, com o objetivo de conscientizar a população dos riscos da combinação “álcool e direção”, principalmente nesta época do ano, em que o consumo de bebidas alcóolicas é muito maior.

Durante a educativa realizada na noite do último dia 14, foram utilizados bafômetros descartáveis. Fábio Gafuri que estava no local e participou da ação, disse ter ingerido apenas dois copos de bebida alcóolica, apresentando no bafômetro entre 0,5 e 0,33 mg e ainda complementou: “não devemos nos preocupar apenas com o valor da infração, mas sim na família e nos demais que estão na via, sejam eles condutores ou pedestres”. Fábio aprovou o trabalho da Cettrans e sugeriu que mais ações como esta sejam realizadas com “mais frequência”.
De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), de 0,5 mg a 0,33 mg o condutor terá a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) suspensa por 12 meses e receberá uma multa no valor de R$ 2.934,00. Já a partir de 0,34 mg é considerado crime de trânsito, onde o condutor flagrado será encaminhado para autoridade policial e irá responder processo administrativo.
O Presidente da Cettrans, Alsir Pelissaro afirmou que “não há problema em beber, mas devemos nos conscientizar que não podemos conduzir um veículo após ingerir bebida alcoólica; hoje temos o táxi, Uber, ou o amigo da vez, que pode nos levar com segurança para casa. O mais importante é a preservação da vida e a humanização do trânsito”.
(SECOM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.