Uma foto espetacular da Catedral de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, no ano de 1959.
Criada por decreto de Dom Antônio Reis, Bispo de Santa Maria, diocese à qual Passo Fundo pertencia, em 20 de janeiro de 1950.
Embora a Paróquia da Catedral tenha sido criada somente no dia 20 de janeiro de 1950, sua história tem raízes profundas que se confundem com a história da cidade de Passo Fundo e se misturam com a história da Paróquia da Conceição, vulgarmente conhecida como Matriz. Na verdade, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição começou com uma pequena capela de madeira, lá pelo ano de 1832, exatamente no local onde hoje está a Catedral.
Em 1893, porém, foi trocado o local da capela (então já sede de Paróquia) e lançada a pedra fundamental de novo templo em novo local: em frente à praça Tamandaré, onde está a atual “Matriz da Conceição”. Anos mais tarde, agora já em 1926, começou-se a pensar na construção da Catedral, prevendo-se a criação da Diocese. É interessante observar que a padroeira do novo templo, a futura Catedral, seria, segundo o desejo de alguns, Nossa Senhora das Dores. Em 1930 foi criada uma comissão pró-construção da futura Catedral.
Finalmente, em 1935, foi lançada a pedra fundamental do templo que hoje é a Catedral. Mesmo inacabadas as obras, foi criada a Paróquia Nossa Senhora Aparecida no dia 20-01-1950, que, com a criação da diocese, em 22 de julho de 1951, tornou-se CATEDRAL Nossa Senhora Aparecida. A partir desta data a história da Paróquia da Catedral passa a confundir-se com a história da Diocese de Passo Fundo. Não nos detemos aqui em maiores informações porque tanto o capítulo sobre a Paróquia da Conceição como o capítulo sobre a criação da Diocese trazem as informações desejadas.
Aconteceram, ao longo dos anos, grandes celebrações na Catedral. Em 1957 foi celebrado o Primeiro Congresso Eucarístico Diocesano, por ocasião do primeiro centenário da cidade de Passo Fundo. Em 1962 foi ordenado Bispo o Cônego José Gomes. Em 1963 foi a vez da ordenação episcopal do Mons. João Hoffmann. Em 1975 foi celebrado solenemente o jubileu episcopal de Dom Cláudio Colling, com a presença de dezenas de Bispos e do Núncio Apostólico. Em 1990 aconteceram duas ordenações episcopais, de Dom Osvino José Both e de Dom Pedro Ercílio Simon.
Em 12 de fevereiro de 1950, a Catedral acolheu seu primeiro pároco, padre Laurentino Tagliari.
A posse do primeiro Bispo da então criada Diocese de Passo Fundo, aconteceu na Catedral, no dia 22 de julho de 1951 às 15h.
Em 13 de dezembro de 2009, antecipando a celebração dos 60 anos de Paróquia, foi realizado o Rito da Dedicação da Catedral.
Com a criação da Arquidiocese de Passo Fundo, em julho/2011, passou ao status de Catedral Metropolitana.
Fonte: Biblioteca IBGE/Arquidiocese de Passo Fundo