7 de Setembro: Data não passará em branco em Cascavel

Sem a possibilidade de realizar o tradicional Desfile Cívico, a cidade se veste de Verde e Amarelo; Civismo também será intensamente trabalhado nas atividades remotas dos alunos

Não era assim que planejávamos comemorar o Dia da Independência do Brasil. Assim como ocorreu com outras datas importantes de 2020, o 7 de Setembro e toda a semana que o antecede tiveram que ser reinventados este ano por conta da pandemia do novo coronavírus. Neste momento é importante que os “filhos deste solo” cuidem de sua saúde e preservem suas vidas, o que não quer dizer que temos que deixar de lado o amor por nossa “Mãe gentil, Pátria amada Brasil”!

Em Cascavel, para que este importante momento histórico não passe em branco, os prédios e praças do município estão se vestindo de verde e amarelo e a população é convidada para participar. Quem passar pela prefeitura e outras secretarias, por algumas praças, escolas e pela Avenida Brasil, verá que o patriotismo não foi esquecido mesmo em um período tão conturbado.

Para os próximos dias, diferente do que aconteceu nos anos anteriores, não haverá aglomerações de cascavelenses demonstrando todo o orgulho de ser brasileiro, no entanto uma semana inteira foi programada para lembrar os 198 anos da Independência do Brasil. A abertura oficial da Semana da Pátria ocorrerá com o hasteamento das Bandeiras e a execução do Hino Nacional Brasileiro na Avenida Brasil, próximo à Catedral Nossa Senhora Aparecida.
A solenidade está marcada para as 9h do dia 1º de setembro, com a presença de autoridades do município, mas todos que passarem pelo local no horário são convidados a participar do momento, desde que respeitando as regras de distanciamento e fazendo o uso de máscara, como forma de prevenção à Covid-19.

As escolas das redes municipal, estadual e privada vão trabalhar com seus alunos temas como a Independência do Brasil, o Hino da Independência e os Símbolos Nacionais. Na Rede Municipal de Ensino haverá ainda o 1º Concurso de Desenho Brasil: Nossa gente, nossa história, com alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

No dia 7 de Setembro, às 9h, toda a população está convidada a, cada um em sua casa, cantar o Hino Nacional Brasileiro e em seguida postas em suas redes sociais, como uma manifestação de civismo. À tarde, às 17h, A Fundação Municipal de Esporte e Cultura de Cascavel promoverá a Caminhada da Independência, com saída do Eco Park da Região Oeste até o Centro Nacional de Treinamento e Atletismo.

(Secom)

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.