307 vagas em cursos profissionalizantes são viabilizadas a adolescentes do Creas

“Estes cursos fazem parte de uma oportunidade. Aproveitem, lutem pelos seus sonhos, não desistam… O ser humano é o maior patrimônio que a gente tem; e um patrimônio que nós temos que acreditar todos os dias”. Assim, o prefeito Leonaldo Paranhos encerrou, nesta tarde (30), a solenidade de assinatura para o início de cursos profissionalizantes no Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) Augusto Daniel Werner, no Jardim Aclimação.

A iniciativa do Município, por meio da Secretaria de Assistência Social, é inédita a adolescentes e familiares que são atendidos pelo Creas. Com recursos do FIA Estadual (Fundo da Infância e da Adolescência) e do Programa Liberdade Cidadã, a Prefeitura adquiriu 307 vagas em 19 modalidades de cursos profissionalizantes no Senai de Cascavel. “O que nós queremos é dar a eles uma oportunidade, fazer um treinamento, colocá-los no mercado de trabalho e, para isso, conseguimos viabilizar mais de R$ 250 mil em recursos, beneficiando mais de 300 jovens”, continuou Paranhos, lembrando que “todas as pessoas são capacitadas por meio de um programa que nós temos que se chama “Qualificando bem”, por meio do qual a pessoa passa pela Agência do Trabalhador, que faz o encontro das necessidades. Estamos investindo na capacitação porque o emprego é hoje uma das nossas maiores grandes demandas”.

O Creas atende uma média mensal de 160 adolescentes a partir de 12 anos de idade, que cumprem medidas socioeducativas. Jovens a partir de 16 anos e seus familiares estão passando por avaliação da equipe multidisciplinar e, conforme a necessidade das famílias, estão sendo encaminhados para os cursos. O objetivo é oferecer maiores possibilidades de inserção dos jovens no mercado de trabalho, contribuindo com o  aumento da renda familiar. “A profissionalização é um fato muito importante para que os jovens consigam ter uma vaga no mercado de trabalho, mas garantida por meio da qualificação técnica. O mercado de trabalho hoje é muito competitivo e a qualificação é primordial para que uma pessoa consiga uma vaga”, disse o secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi Júnior.

O contrato com o Senai é de um ano. Os primeiros cursos terão início nos dias 19 e 20 de agosto. O leque de opções vai desde cursos de oito horas até 240 horas, variando na área de informática, culinária (pizzas, bolos, bolachas, etc), pintor, pedreiro, eletricista, torneiro mecânico, mecânico de automóvel e moto, entre outros. O investimento total será de R$ 278.298,52. Além dos adolescentes do Creas, também terão algumas vagas as famílias do Afai (Programa de Atenção às Famílias de Adolescentes Internados por Medidas Socioeducativas). “Nós esperamos que estes cursos sejam um diferencial na vida dos jovens e de suas famílias”, disse a  coordenadora do Creas Augusto Daniel Werner, Luiza Ferrari. Já o gerente da unidade do Senai em Cascavel, Rafael Gelinski,  destacou a importância da profissionalização dos jovens no mercado de trabalho. Segundo ele, com dedicação os jovens podem conquistar as melhores vagas de emprego.

Larissa Vitorassi Batistini, promotora da 12ª Promotoria da Vara da Infância, enalteceu a iniciativa do Governo Municipal, que pode fazer a diferença na vida dos jovens que estão inscritos no projeto. “A assinatura deste convênio para a realização destes cursos, com certeza, pode tornar o caminho destes jovens um pouco mais fácil. A profissionalização é uma ferramenta que vai empurrar os jovens para uma vida melhor, basta que eles queiram”.

Sarau Poético

Após a assinatura do convênio, os jovens realizaram um Sarau Poético, com apresentações diversas, envolvendo também o público do CCI Cascavel Velho e da Casa de Semiliberdade do Estado.

Creas

O Creas Augusto Daniel Werner realiza atendimento por meio de equipes de psicólogos e assistentes sociais aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. A equipe também realiza atendimento às famílias.

Visita

Após participar da assinatura de convênio que possibilita o início de cursos profissionalizantes no Creas do Jardim Aclimação, o prefeito Leonaldo Paranhos, acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores, Alécio Espínola, do gestor do Território Cidadão, José Carlos da Costa, o Cocão e do gerente do TC, Ailton Lima visitou a horta do Programa Agricultura Urbana, do Bairro Paulo Godoy. Lá o prefeito se encontrou com um grupo de moradores responsáveis pelo espaço. Eles plantam, regam, cuidam e colhem ervas medicinais e aromáticas e futuramente também já estarão plantando verduras e legumes. Para isso, canteiros estão sendo preparados pelas equipes do Território Cidadão.

Avatar

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.