Cantagalo: Gestão dos recursos da Covid-19 tem transparência insatisfatória

Entre os três municípios da Comarca, Cantagalo é que tem a pior transparência, ficando atrás de Virmond e Goioxim

Quando o assunto é transparência nos recursos destinados para o tratamento da Covid-19, Cantagalo tem uma péssima posição em um ranking elaborado pelo Ministério do Público do Paraná (MPPR). Entre os 399 municípios do Estado, Cantagalo aparece na 350ª posição e tem classificação considerada “insatisfatória”.

A apuração das informações é feita pelo Centro de Apoio Técnico à Execução (CAEx) do MPPR, que avalia os Portais de Transparência das prefeituras quanto à publicização dos gastos ligados à Covid-19.

Entre os três municípios que compõe a Comarca, Cantagalo é o que apresentou o pior desempenho. Com apenas 30 pontos na classificação, ficou atrás de Goioxim (70) e Virmond (75). Esses dois municípios tiveram classificação “parcialmente satisfatória”.

Apenas seis municípios do Paraná alcançaram a pontuação máxima, numa escala de 0 a 100. São eles: Campo Mourão, Cascavel, Nova Santa Rosa, Umuarama, Telêmaco Borba e Arapongas. Os municípios de Iporã, Mato Rico, Itambaracá e Santa Amélia tiveram pontuação zerada na classificação.

A classificação dos municípios é feita a partir de normas estabelecidas pela Rede de Controle da Gestão Pública do Estado do Paraná, com base em vários dispositivos legais, com destaque para à recente Lei Federal 13.979/2020, de fevereiro, que trata das medidas para enfrentamento do coronavírus no país.

Colegiado

O CAEx é composto por um colegiado que reúne diversos órgãos públicos, como o Ministério Público, as Controladorias-Gerais do Estado e da União, Tribunais de Contas Estadual e da União, Receita Federal e Polícia Federal, entre outros.

 

 

Luiz Carlos da Cruz

Jornalista desde 1998 com reportagens publicadas em grandes jornais do Brasil, como a Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Teve passagens pelos jornais Gazeta do Paraná, O Paraná e Hoje, onde foi editor-chefe, além do portal CGN e Rádio Independência. Fundador dos jornais Boas Notícias e Boa Noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Próxima Notícia

PRF apoia ação ao Dia do Motorista em Candói

sáb jul 25 , 2020
Dia do Motorista: uma homenagem a quem é essencial para o país